News

Demora na obtenção de resultados de exames na UPA preocupa munícipes

Prefeitura explica que prazo estabelecido para a retirada do material coletado e a entrega dos laudos se dá por conta de protocolo interno

Uma denúncia recente feita por uma munícipe trouxe à tona preocupações sobre a demora na obtenção dos resultados de exames realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Valinhos. Segundo relatos, em 6 de março, uma amostra de sangue foi colhida às 12h, e, surpreendentemente, ao questionar sobre o resultado às 14h30, foi informado que uma nova coleta seria necessária, gerando muitas dúvidas sobre como é realizado o processo de coleta e laudo laboratorial.

Para aqueles que necessitam de exames laboratoriais de rotina, estes são solicitados por médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Indagado sobre a continuidade dos exames laboratoriais na UPA, a assessoria da Prefeitua de Valinhos confirmou que estes ainda estão sendo realizados, sendo a empresa Lavive a responsável pela execução dos mesmos. Em relação ao prazo estabelecido para a retirada do material coletado e a entrega dos laudos, um protocolo interno dita os procedimentos. Após o cadastro dos pedidos de exames no sistema eletrônico laboratorial, as amostras são etiquetadas e processadas em uma centrífuga para obtenção de soro. Esta fase pré-analítica demanda, em média, 20 minutos, sendo a centrifugação realizada em aproximadamente 10 minutos. Contudo, se houver a presença de fibrina, o processo precisa ser repetido, enquanto em casos de hemólise ou coagulação, uma nova coleta se faz necessária, diz a Prefeitura de Valinhos.

Ainda segundo informações da assessoria, quanto ao procedimento em caso de não cumprimento do prazo estabelecido em contrato, a empresa é notificada sobre o descumprimento. Para aqueles que necessitam de exames laboratoriais de rotina, estes são solicitados por médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O paciente comparece à UBS na data agendada, onde a coleta é realizada. Esta etapa pode levar até 15 dias, dependendo da complexidade dos exames solicitados. Posteriormente, o material é encaminhado ao laboratório municipal para análise, que pode levar até 10 dias. No entanto, em casos de exames simples, como os de diagnóstico de dengue, os resultados podem ser obtidos no mesmo dia.

Leia anterior

Estudo de Tratamento de Câncer com Pacientes no HC da Unicamp

Leia a seguir

Moradores do Jd. Imperial demandam manutenção de iluminação nos postes