55 anos de War Pigs, clássico anti-guerra do Black Sabbath

Um dos maiores precursores do Heavy Metal fez seu show de despedida no último dia 5

Por Bruno Marques

Pela ocasião do recente mega evento de despedida do Black Sabbath, realizado no último dia 5, em Birmingham, cidade natal da banda, esta seção hoje traz um dos maiores sons anti-guerra do quarteto que encerrou atividades após mais de 50 anos de carreira.

🐷🐷 Porcos da guerra

Há 55 anos, em 18 de setembro de 1970, o Black Sabbath lançou Paranoid, seu segundo álbum e um dos mais influentes do Heavy Metal, gênero do qual são considerados um dos principais precursores.
O trabalho, que contém 8 faixas, entre elas a faixa-título – maior hit do grupo -, Iron Man e Fairies Wear Boots, se inicia com War Pigs. Ela foi escrita por Geezer Butler (baixista) assim como todas as outras letras do álbum.
War Pigs ainda tem os riffs marcantes de Tony Iommi (guitarra), a bateria pesada de Bill Ward e o vocal agudo e inconfundível de Ozzy Osbourne.

Vietnã e sessões de jam

Segundo o próprio Geezer Butler, War Pigs é uma música totalmente contra a Guerra do Vietnã. “É sobre como esses ricos políticos e pessoas ricas iniciam todas as guerras para seu benefício e que os pobres morrem por eles”.
Já na parte musical, de acordo com Iommi e Ward, War Pigs foi concebida após sessões de jam que eram feitas para preencher tempo de repertório ainda nos primeiros anos de banda, no fim dos anos 60.
A adição da sirene de ataque aéreo e a aceleração do final da música foram feitas pelo produtor Rodger Bain e pelo engenheiro Tom Allom.

🥇 Topo

Paranoid, álbum em que War Pigs é o terceiro single, chegou ao topo da parada britânica, onde recebeu certificação de disco de ouro. O trabalho também conquistou 4 discos de platina nos EUA e uma no Canadá.

🤘 Versão de outro gigante precursor do Heavy Metal

E para salientar com peso e intensidade a importância de War Pigs como obra musical, o Judas Priest – outro gigante precursor do Heavy Metal – gravou e publicou uma versão da clássica faixa, como homenagem ao show de despedida dos conterrâneos de Birmingham.

Leia anterior

Com apenas 12 anos, Carlos Eduardo se destaca como ponta esquerda em Valinhos

Leia a seguir

Paulinho lidera a artilharia e aquece disputa entre os goleadores do Campeonato Valinhense