Somente em 1983 as mulheres foram autorizadas a praticar oficialmente esse esporte
Hoje, 19 de julho, é celebrado o Dia Nacional do Futebol, dedicado a homenagear esse esporte popular. A data foi escolhida devido a criação do Sport Club Rio Grande, considerado o time mais antigo em atividade no Brasil.
O Brasil possui um grande histórico no futebol, conquistando o maior número de títulos na Copa do Mundo, com um total de 5 taças. Conhecido como o “país do futebol”, se tornou o berço de renomados jogadores, como Pelé, que marcaram a história do esporte.
O futebol feminino, mesmo com igual (ou maior) desempenho e qualidade do que o masculino, ainda está em grande desvantagem. Somente em 1983 as mulheres foram autorizadas a praticar oficialmente esse esporte, após décadas de proibição. Infelizmente, as consequências desse atraso ainda são sentidas, com a falta de investimentos e oportunidades.
A primeira edição oficial da Copa do Mundo de Futebol Feminino foi realizada pela FIFA em 1991, na China. No entanto, a Coppa del Mondo, ocorrida em 1970, que foi o primeiro grande torneio de futebol feminino a nível internacional e pode ser considerada a precursora da Copa do Mundo.
Embora o futebol feminino seja frequentemente negligenciado, ele desempenha um papel significativo no mundo esportivo e está crescendo constantemente, revelando novos talentos e inspirando futuras gerações.