O Posto de Bombeiros do município de Valinhos tem um novo comandante: o 2º Tenente PM Bruno Sanches de Oliveira
Por Gabriel Previtale
O Dia do Bombeiro Brasileiro, celebrado em 2 de julho, é uma data especial para homenagear esses verdadeiros heróis que se dedicam a proteger vidas e patrimônios em situações de emergência. É um momento de reconhecimento e gratidão pelos serviços prestados por esses profissionais corajosos e comprometidos.
O Posto de Bombeiros do município de Valinhos tem um novo comandante: o 2º Tenente PM Bruno Sanches de Oliveira, de 26 anos, que assumiu o posto na cidade no dia 12 de junho deste ano. “Tem sido uma experiência muito boa. O efetivo é composto por profissionais muito bons, dedicados e empenhados a se prepararem cada vez mais para prestarem um bom atendimento à sociedade”, relata o bombeiro. Com uma carreira promissora na corporação, Bruno traz consigo o desejo de ajudar a população e enfrentar os desafios inerentes à profissão. Ao lado do 1º Tenente Vitor Chaves, um veterano que atuou em Valinhos nos últimos 6 anos (agora em Jundiaí), personifica a dedicação e o compromisso da corporação, eles fortalecem e promovem a segurança e o bem-estar de todos na região.
Ser bombeiro no Brasil é uma responsabilidade desafiadora, porém gratificante. Para Bruno, ter a oportunidade de ajudar a sociedade nos momentos de maior necessidade é uma honra. Ele destaca que é nos momentos de desespero e dificuldades que os bombeiros são chamados a fazer a diferença, salvando e protegendo aqueles que necessitam de auxílio imediato.
Questionado sobre o motivo que o levou a escolher essa profissão, Bruno revela que desde pequeno admirava as atividades desempenhadas por seu pai, um Policial Militar, e por sua mãe, uma enfermeira. Inspirado pelo exemplo de ambos, ele decidiu seguir uma carreira que unisse o atendimento à população de forma abrangente: Bombeiro Militar.
Cada saída para atender uma emergência traz consigo riscos inúmeros. No entanto, Bruno ressalta que a satisfação de poder ajudar supera qualquer medo ou receio. O aspecto mais gratificante da profissão, segundo o entrevistado, é a oportunidade de ajudar as pessoas, salvar vidas e auxiliar os cidadãos nos momentos mais difíceis. Além disso, ele destaca o reconhecimento, respeito e carinho que a maioria da população tem pelos bombeiros.
Já o 1º Tenente Vitor explica sobre a dedicação e o compromisso que os bombeiros têm com a sociedade. Para ele, ser bombeiro é uma experiência gratificante e desafiadora. A oportunidade de participar de ocorrências tão diversas e ter um impacto real na vida das pessoas é o que o motiva diariamente. A atividade exige não apenas preparo físico, mas também um envolvimento emocional profundo, tornando-se um desafio constante a ser superado.