Homenagem lembra o nascimento do botânico João Barbosa Rodrigues, referência no estudo das espécies brasileiras


Neste domingo, 22 de junho, é celebrado o Dia do Orquidófilo, data dedicada aos apaixonados pelo cultivo e cuidado com as orquídeas. A escolha do dia homenageia o nascimento de João Barbosa Rodrigues (1842), importante botânico e ex-diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que deixou um legado valioso sobre as orquídeas brasileiras em obras como “Genera et species orchidearum novarum” e “Iconografia das orquídeas”.
A palavra “orquidófilo” vem do grego orchidos (orquídea) + filein (amar), e representa o amor e dedicação a essas flores, conhecidas por sua beleza exótica e variedade de espécies. O Brasil, graças ao seu clima, é um dos maiores produtores de orquídeas do mundo.
Em Valinhos, o cultivo de orquídeas também tem destaque, com a atuação de orquidários reconhecidos e uma associação ativa, que promove eventos, capacitações e incentiva o cuidado e a preservação das espécies.
A data é celebrada por grupos e associações em todo o país como forma de incentivar o conhecimento, a preservação e a valorização dessa flor que une ciência, arte e natureza.
Você conhece alguém que é orquidófilo? Ou tem curiosidade sobre esse universo? Comente aqui, marque o orquidófilo conhecido e compartilhe a matéria e participe da conversa! Vamos celebrar juntos a beleza e o encanto das orquídeas.