Valinhos e Vinhedo somam 475 divórcios em 2023, segundo IBGE

Os municípios de Valinhos e Vinhedo acompanharam a tendência nacional de aumento nos divórcios em 2023, segundo levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta semana. Foram 254 separações formalizadas em Valinhos e 221 em Vinhedo, indicando a consolidação de uma alta observada em todo o país.

A pesquisa nacional aponta que, no ano passado, o Brasil registrou 440,8 mil divórcios, aumento de 4,9% em relação a 2022. Já os casamentos caíram: foram 940,8 mil registros, um recuo de 3%, com a maior redução concentrada no Sudeste (-5%), região da qual Valinhos e Vinhedo fazem parte.

O IBGE também mostra transformações no comportamento matrimonial brasileiro. O número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo teve crescimento leve de 1,6%, atingindo um novo recorde desde 2013. Entre essas uniões, 62,7% foram entre mulheres, enquanto entre homens houve redução de 4,9%.

Entre casamentos heterossexuais, houve mudança expressiva no perfil etário. Em 2003, apenas 8,2% das mulheres que se casaram tinham 40 anos ou mais; em 2023, esse percentual saltou para 25,1%. Entre os homens, o crescimento foi ainda maior: de 13% para 31,3% na mesma faixa de idade. Além do aumento no número de divórcios, o tempo médio para dissolução do casamento diminuiu. Em 2023, o intervalo médio entre a data da união e a sentença de divórcio foi de 13,8 anos. Em 2010, esse período era de aproximadamente 16 anos. A média de idade nos divórcios também revela um padrão: 44,3 anos para homens e 41,4 anos para mulheres.

Leia anterior

Thalita Souza é homenageada por resgatar a memória do samba e fortalecer a cultura afrodescendente em Vinhedo

Leia a seguir

Empresas recebem Selo Empresa Amiga de Vinhedo por apoio ao Centro Esportivo Romualdo Colussi