News

DJ e deficiente visual se conhecem em ônibus e trabalham em projeto emocionante

Impressionado pela determinação e amor pela música de Luiz, DJ Prodígio se comprometeu a ajudá-lo a realizar seu sonho

Gabriel Previtale

Uma história inusitada aconteceu em uma viagem de ônibus entre São Paulo e Campinas, envolvendo amizade, desafios e superação. Durante esse trajeto, duas pessoas com uma paixão compartilhada pelo som se conheceram e criaram uma amizade, e o que começou como uma simples conversa acabou por realizar o sonho muito especial.

Luiz Fernando Consolino, deficiente visual e amante da música desde a infância, sempre sonhou em editar e restaurar arquivos históricos do rádio brasileiro. No entanto, a falta de recursos e orientação o impediu de transformar esse desejo em realidade. Foi durante essa viagem que ele conheceu o DJ Prodígio, um especialista em edição de áudio e produtor musical de Valinhos.

“No dia que eu o conheci (Luiz Fernando) me lembro até hoje da cena uma mulher ajudando ele entrar no ônibus e ela me perguntou se ele poderia sentar ao meu lado. Depois ele perguntou o que eu estava fazendo em São Paulo e eu disse que estava fazendo curso de áudio e ele me disse que era apaixonado por edição de músicas e fazia tudo com fita de rolo, MD e Fita K7 e que ele tinha uma grande vontade de aprender a editar no computador”, conta o DJ.

Compartilhando suas paixões e aspirações durante o trajeto, uma amizade nasceu entre Luiz e DJ Prodígio. Impressionado pela determinação e amor pela música de Luiz, DJ Prodígio se comprometeu a ajudá-lo a realizar seu sonho. Usando sua expertise em edição de áudio, DJ Prodígio desenvolveu uma técnica especial para permitir que Luiz manipulasse seu vasto acervo de discos e fitas com facilidade.

Impressionado pela determinação e amor pela música de Luiz, DJ Prodígio se comprometeu a ajudá-lo a realizar seu sonho

“Depois de ter conversado com ele (Luiz Fernando) naquela noite, no dia seguinte eu fui ao estúdio e desliguei a tela do computador e me coloquei no lugar dele e fui tentando editar áudios somente com o teclado, fui testando as teclas no programa de edição Sound Forge e anotando em um papel. Quando eu consegui editar uma música com a tela desligada na mesma hora liguei para o Luiz que vibrou de felicidade com a notícia”, explica o profissional da música.

Após o processo de adaptação envolveu um computador e um programa de voz que faz a leitura de tudo que esta na tela do computador, após isso foi instalado uma segunda placa de áudio para que o amante da rádio pudesse escutar a voz que o orienta e o que esta acontecendo no programa e na outra placa de áudio escuta-se o que está sendo editado. Depois de tudo pronto Dj Prodígio foi na casa dele várias vezes, passando para Luiz Fernando os caminhos e o ele os anotava tudo em sua maquina braille.

“Não tem explicação para descrever isso, o meu maior presente foi ver o sorriso dele no primeiro dia que ele conseguiu editar um áudio, o ver ouvindo os detalhes de cada barulho que era reproduzido no computador isso não tem preço foi emocionante. Foi Deus que colocou ele no mesmo ônibus. Naquele dia era pra eu ter ido para São Paulo de carro, mas algo me fez mudar de ideia e ir de ônibus”.

Graças ao apoio e dedicação de DJ Prodígio, Luiz agora pode realizar seu sonho de editar e restaurar arquivos históricos do rádio brasileiro. Essa história é um exemplo inspirador de como a amizade e a compaixão podem superar quaisquer obstáculos, capacitando as pessoas a alcançarem seus objetivos, independentemente das dificuldades que possam enfrentar.

Leia anterior

Campanha Fevereiro Roxo e Laranja: Conscientização sobre doenças crônicas

Leia a seguir

Desafios e estratégias para um reinício tranquilo do ano letivo