Documentário sobre Milton Nascimento estreia nos cinemas e emociona com sua trajetória

Sentado na primeira fileira do cinema, Milton Nascimento acompanha as cenas do documentário que celebra sua trajetória com um sorriso e um olhar emocionado. Aos 82 anos, o cantor e compositor mineiro recebe homenagens de artistas nacionais e internacionais que destacam sua influência e legado na música.

O documentário Milton Bituca Nascimento chega aos cinemas brasileiros no dia 20, após pré-estreias realizadas em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Com quase duas horas de duração, o filme acompanha os bastidores da turnê de despedida do artista em 2022, além de mostrar a relação próxima com fãs ao redor do mundo.

A produção reúne mais de 40 depoimentos de nomes consagrados da música brasileira, como Gilberto Gil, Djavan, Chico Buarque, João Bosco e Ivan Lins. Além disso, artistas das novas gerações, como Maria Gadú e Tim Bernardes, reforçam a atemporalidade da obra de Milton. A admiração por sua arte também se estende para além do Brasil, com participações de ícones do jazz, como Wayne Shorter, Stanley Clarke e Herbie Hancock, e do folk rock, como Paul Simon. O documentário ainda traz relatos do cineasta Spike Lee e do cantor Fito Páez.

Narrado por Fernanda Montenegro, o filme aborda temas que marcaram a trajetória de Milton, incluindo os desafios enfrentados pelo racismo desde a infância em Minas Gerais. O respeito e reconhecimento de intelectuais e artistas negros são evidenciados por depoimentos de Djamila Ribeiro, Mano Brown, Criolo e Djonga.

A saúde do cantor também é mencionada, destacando sua luta contra a diabetes e, mais recentemente, a revelação do diagnóstico de Parkinson, feita por seu filho.

O documentário levou dois anos para ser produzido e contou com a distribuição da Gullane+, além do apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo, do Ministério da Cultura por meio da Lei Paulo Gustavo e da Ancine. Sem seguir uma narrativa biográfica tradicional, a obra se concentra em momentos marcantes e na despedida dos palcos de um dos maiores nomes da música brasileira.

Leia anterior

21 de março: Dia Internacional contra a Discriminação Racial

Leia a seguir

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 10 milhões