O eclipse lunar total, popularmente conhecido como “Lua de Sangue”, será visível no próximo dia 7 de setembro em diversas regiões do hemisfério leste. No Brasil, infelizmente, o fenômeno não poderá ser observado diretamente devido à posição geográfica do país.


Para os brasileiros, a alternativa será acompanhar o evento ao vivo por transmissões em canais do YouTube e páginas especializadas em astronomia nas redes sociais.
Próximo eclipse visível no Brasil
Segundo a Nasa, o próximo eclipse lunar total que poderá ser visto do Brasil ocorrerá em 3 de março de 2026. Este evento terá ampla visibilidade, abrangendo Américas, leste da Ásia, Austrália e Oceano Pacífico.
O que é um eclipse lunar total
O eclipse lunar total acontece quando Sol, Terra e Lua ficam perfeitamente alinhados, permitindo que a Lua passe inteiramente pela sombra da Terra. Durante esse alinhamento, a Lua adquire uma coloração avermelhada devido à forma como a luz solar interage com a atmosfera terrestre, dando origem ao nome popular “Lua de Sangue”.
Horário do eclipse
De acordo com o Space.com, o eclipse de 7 de setembro ocorrerá entre 12h28 e 17h55 (horário de Brasília), sendo que a fase de totalidade acontecerá das 14h30 às 15h52.
Locais em que o fenômeno será visível
- Perth, Austrália: 1h30 às 2h52 (8 de setembro)
- Mumbai, Índia: 23h00 às 0h22 (7 para 8 de setembro)
- Cairo, Egito: 20h30 às 21h52 (7 de setembro)
- Cidade do Cabo, África do Sul: 19h30 às 20h52 (7 de setembro)
Especialistas recomendam que os interessados em acompanhar o eclipse com mais detalhes comece a observação cerca de 75 minutos antes da totalidade.