Na quarta-feira, 14 de agosto, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023, que avalia a qualidade da educação nas escolas de todo o Brasil. Diferente da maioria dos municípios da região, Valinhos destacou-se ao alcançar e superar as metas propostas para o ano.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano), o IDEB de Valinhos subiu de 6,2 em 2021 para 6,4 em 2023. Já nos anos finais (do 6º ao 9º ano), o índice passou de 5,4 para 5,5. Esses números representam um avanço significativo na qualidade da educação municipal, que conseguiu não apenas manter, mas também superar as metas estipuladas para 2023. A meta para os anos iniciais era de 6,4, enquanto para os anos finais, a meta de 4,1 foi amplamente superada.
Valinhos também implantou ensino integral em escolas da rede pública, a aquisição de lousas e projetores digitais, a implementação de um currículo próprio alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de materiais para inclusão e acessibilidade, e a reformulação da merenda escolar.