ONG Mais Diferenças forma mais de mil educadores em Valinhos

A ONG Mais Diferenças, referência na promoção da educação e cultura inclusivas, concluiu em julho e agosto a formação de 1.037 educadores de Valinhos no projeto “Caminhos para o Fortalecimento da Educação Inclusiva”, desenvolvido em parceria com o Instituto Chamex. A iniciativa envolveu gestores, coordenadores pedagógicos, professores e profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal.

O projeto busca garantir que todos os estudantes, com ou sem deficiência, tenham acesso a uma educação de qualidade. Para isso, considera as características de cada região e promove o diálogo com as especificidades de cada território.

As ações em Valinhos incluíram encontros presenciais e online, e seguem com acompanhamento pedagógico junto a educadores e estudantes. Estão previstos ainda encontros formativos para os ciclos da Educação Infantil, Fundamental 1 e 2, além de um simpósio sobre boas práticas pedagógicas organizado pela Prefeitura.

O projeto é estruturado em etapas como diagnóstico, formação de educadores, acompanhamento em sala e a construção coletiva de uma publicação sobre práticas inclusivas.

Além de Valinhos, a iniciativa também alcança os municípios de Sumé (PB) e Ibirapuã (BA), somando 1.406 educadores formados até agora. Em Sumé, foram capacitados 230 profissionais e 35 crianças participaram de atividades pedagógicas inclusivas. Já em Ibirapuã, 139 educadores e 107 estudantes foram beneficiados.

“Esse trabalho potencializa parcerias com municípios e promove a inclusão com base no respeito à diversidade e no compromisso com o direito à educação para todas as pessoas”, destaca Carla Mauch, coordenadora da Mais Diferenças.

Fundada em 2005, a ONG é reconhecida como OSCIP e Entidade Promotora de Direitos Humanos pelo Ministério da Justiça, com atuação em projetos nacionais e internacionais.

Leia anterior

Banda valinhense ‘E2A’ leva música e boa energia aos eventos da cidade

Leia a seguir

Jovens artistas promovem rifa para financiar intercâmbio cultural Brasil-Bolívia