Cancelamento ocorre quando o eleitor deixa de votar, não apresenta justificativa dentro do prazo e não paga as multas pendentes
O Cartório Eleitoral de Valinhos alerta que 2.508 eleitores do município correm o risco de ter o título cancelado caso não regularizem sua situação até o dia 19 de maio. A perda do documento pode trazer diversas restrições, como impedimentos para emissão de passaporte, matrícula em instituições de ensino e posse em cargos públicos.
“Regularizar o título de eleitor é fundamental, pois, além de garantir o direito ao voto, evita problemas burocráticos que podem impactar a vida dos cidadãos”, informa o Cartório Eleitoral de Valinhos.
O cancelamento ocorre quando o eleitor deixa de votar, não apresenta justificativa dentro do prazo e não paga as multas pendentes. O problema não é exclusivo de Valinhos. Em toda a região de Campinas, 93,3 mil eleitores estão em situação irregular, o que corresponde a 3,6% dos 2,5 milhões de eleitores aptos.
A exigência não se aplica a quem tem voto facultativo, como analfabetos, menores de 18 anos e maiores de 70 anos.
Os eleitores podem consultar a situação cadastral e solicitar a regularização pelo site do TSE (https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/atendimento-eleitor) ou pelo aplicativo e-Título. Também é possível comparecer pessoalmente ao Cartório Eleitoral de Valinhos, localizado na Rua Antônio Carlos, 301 – Jardim Ribeiro. A multa por ausência em eleições anteriores é de R$ 3,51.