A Operação Inverno começou no dia 23 de maio, previsto encerrar no dia 21 de agosto, com duração de 90 dias
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Assistência Social, realizou 70 atendimentos nos últimos seis dias, até a noite da última terça-feira (14), durante a Operação Inverno, nos abrigos municipal do Joapiranga e no emergencial da Vila Progresso. As equipes fizeram 83 acolhimentos noturnos, com a entrega de oito cobertores e um saco de dormir.
“Nestes dias mais frios, as equipes têm feito um trabalho excelente, correndo todos os pontos da cidade para que todos tenham um lugar quentinho para dormir. Aqueles que preferiram permanecer nas ruas, receberam cobertor ou saco de dormir”, elogiou a prefeita Capitã Lucimara Godoy, sobre a prestação de serviço das equipes junto às pessoas moradoras de rua.
Segundo o secretário de Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, com as duas frentes de trabalho, via SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social) e diretamente nas ruas, por equipes da Pasta, em parceria com a GCM, foi possível agilizar o atendimento.
Histórico
Desde o início da Operação Inverno até o dia 8 deste mês, foram feitas várias acolhidas, resultando em 183 atendimentos para pernoite, banho e alimentação, em ambos os abrigos.
O trabalho da operação começa às 19 horas. Na recepção do abrigo, os acolhidos recebem um kit de higiene pessoal, jantar, banho e local para dormir, além de ser oferecido um chá.
O término do atendimento é às 7 horas da manhã do dia seguinte. “Os atendidos recebem café da manhã, antes de deixar o abrigo”, finalizou o secretário.
Ao todo há 50 vagas, divididas entre o Centro Comunitário de Vila Progresso e o abrigo municipal. No abrigo há 25 vagas para homens e cinco voltadas para o público feminino que se encontra em situação de rua. O Centro Comunitário tem possibilidade de abrigar 20 homens. Em ambos locais são oferecidos o mesmo tipo de atendimento.
A Operação Inverno começou no dia 23 de maio, previsto encerrar no dia 21 de agosto, com duração de 90 dias.