

A Prefeitura de Vinhedo realizou na última sexta (14), um encontro com cuidadores de pacientes atendidos pelo Programa de Atenção Multidisciplinar Domiciliar (PAMDa). A equipe de Serviço Social orientou os familiares sobre formas de preservar a autonomia e o protagonismo dos pacientes que dependem de cuidado contínuo.
A atividade foi conduzida pela assistente social Denise Francisco, que apresentou instrumentos legais que ajudam a proteger e apoiar decisões dos pacientes, como procuração, tomada de decisão apoiada, curatela excepcional e procedimentos da prova de vida do INSS.
Os cuidadores também discutiram a diferença entre autonomia e independência e como incluir o paciente nas decisões diárias, mesmo quando acamado, mantendo hábitos, identidade e participação nas escolhas.
Materiais produzidos pelo programa, como escalas de percepção e guias de perguntas, auxiliaram o diálogo. O encontro integra as ações permanentes do PAMDa para apoiar famílias e garantir que os direitos e a autonomia dos pacientes sejam preservados.