Enem terá mudanças a partir de 2026 e será aplicado também em países do Mercosul

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou neste domingo (16) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passará por mudanças significativas a partir de 2026. As novidades foram apresentadas durante coletiva após o encerramento da aplicação do Enem 2025.

A principal alteração é que o Enem vai substituir o Saeb na avaliação da conclusão da educação básica para estudantes do 3º ano do ensino médio. Com isso, o exame passará a ser utilizado também como instrumento oficial de diagnóstico da aprendizagem nessa etapa.

Outra novidade é que a prova deverá ser aplicada em países do Mercosul, inicialmente nas capitais Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e Assunção (Paraguai). A aplicação será em português, e um estudo de viabilidade será concluído nos próximos meses.

Enem no Mercosul deve ampliar acesso às universidades brasileiras

Segundo Camilo Santana, a expansão do exame para países vizinhos tem como objetivo abrir portas das universidades brasileiras para estudantes do Mercosul. A medida dialoga com a retomada das obras da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), prevista para ser concluída em 2026.

O presidente do Inep, Manuel Palacios, destacou que a autarquia ainda avalia o formato ideal da aplicação internacional, incluindo a possibilidade de um exame digital. A expectativa é que os estudos sejam finalizados até março, para que as informações constem no edital do Enem ainda no primeiro semestre de 2026.

Enem substituirá o Saeb no ensino médio

O Ministério da Educação já estruturou a padronização para que o Enem se torne a prova oficial de avaliação do ensino médio, substituindo o Saeb — que passará a ser aplicado apenas para as demais etapas da educação básica.

De acordo com o ministro, aplicar o Enem anualmente permitirá avaliar melhor a qualidade da aprendizagem, já que os estudantes do 3º ano têm maior motivação para realizar o exame.

Balanço provisório do Enem 2025

Durante a coletiva, também foi divulgado um balanço da edição 2025, aplicada nos dias 9 e 16 de novembro:

  • Mais de 4,8 milhões de inscritos
  • Aproximadamente 70% de presença nos dois dias
  • Cerca de 1.700 candidatos eliminados
  • Prova ocorreu sem intercorrências graves
  • 585 mil pessoas envolvidas na aplicação
  • Aplicação em 1.805 municípios, mais de 12 mil locais e 165 mil salas
  • Novidades de 2025: detectores de metal, aumento do número de fiscais e metodologia de testlets
  • Quase 100 mil inscritos para certificação do ensino médio

Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalterceiravisao/

Leia anterior

Campinas Matsuri traz gastronomia, música e tradição japonesa para a Estação Cultura neste fim de mês

Leia a seguir

Ex-primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, é condenada à morte por crimes contra a humanidade