Para limpar o rosto corretamente é preciso usar demaquilante, sabonete facial e hidratante
Por Rafaela Duarte
Durante o dia, a pele é constantemente exposta a impurezas, poluentes e resíduos de produtos cosméticos. À noite, devido às variações hormonais e de temperatura, a pele torna-se mais susceptível à absorção dessas impurezas.
O simples ato de passar o rosto no travesseiro pode resultar na obstrução dos poros. E se for considerado tecidos que podem ser potencialmente alergênicos, o cenário torna-se ainda mais preocupante. Quando a maquiagem, repleta de partículas e componentes, entra nesse momento, temos uma receita perfeita para o surgimento de problemas dermatológicos, como cravos e espinhas.
A maquiagem em si não é a vilã, mas sim o hábito de não removê-la adequadamente. Ao não limpar o rosto, as pessoas permitem que os resíduos da maquiagem sejam absorvidos, levando à obstrução dos poros e, consequentemente, ao aumento da oleosidade.
É importante lembrar que muitos produtos de maquiagem contêm ingredientes sintéticos que, quando em contato contínuo com a pele, podem causar irritações e reações alérgicas. Portanto, sempre opte por remover sua maquiagem antes de dormir.
Para limpar, da maneira certa é preciso utilizar os produtos, na ordem correta, o primeiro é demaquilante, que é o responsável por remover os resíduos mais grossos. O segundo passo é a espuma de limpeza ou sabonete, serve para higienizar e acalmar a pele. Por fim, o hidratante que devolve a água perdida ao seu rosto.