

Após a divulgação dos grandes shows, a população ficou confusa sobre a organização do evento
Por Rafaela Duarte
A Prefeitura trouxe uma novidade para o munícipio neste ano, a 1ª Festa Julina de Valinhos, que será em dois finais de semana do mês julho, sendo eles os dias 22,23 e 24 e 28,29 e 30, o evento será no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, mais conhecido como Parque da Festa do Figo.
Essa festa foi criada para compensar os dois anos de pandemia, sem grandes eventos na cidade, que é referência em diversas festividades e, incluir a Festa Julina é uma maneira de movimentar a cadeira produtiva de cultura, o comércio, turismo, lazer e agricultura, setores que sofreram durante o isolamento do Covid-19.
Shows e questionamentos
Nas últimas semanas foram divulgadas as atrações musicais da Festa Julina, que são conhecidos pelo Brasil todo e virão até a cidade do figo roxo. São eles: Luan Santana, que se apresentará no dia 22; Dennis Dj, que tocará no dia 23; a Banda Biquini que fará seu show no dia 23; o grupo Art Popular que se apresentará no dia 28; João Gomes que cantará no dia 29 e por fim o conjunto Só Pra Contrariar que fará seu show no dia 30.
Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ticket, e já estão disponíveis, existindo três locais para assistir o show, a área vip, o camarote e a pista comum, variando seus preços de acordo com os lotes. A partir do dia 1 de julho, os ingressos serão vendidos no próprio local do evento, o Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, mais conhecido como Parque da Festa do Figo.
Com as divulgações destes shows grandes, as dúvidas sobre quem organizará este evento, de onde surgiu o dinheiro para contrato de artista nacionalmente conhecidos e quais são as obrigações desta festa surgiram. Muitas pessoas acreditam que é promovido pela Prefeitura ou pela própria prefeita Capitã Lucimara, porém a realidade é que o evento é realizado por uma empresa terceirizada que comandará a festa.
Empresa Responsável e suas obrigações
A Prefeitura de Valinhos iniciou um edital de licitação para realização do evento, onde era dito que o lance inicial era de 131.280,80 reais. Neste documento foi especificando todos os requisitos para que a organização do evento fosse escolhida, dentre eles apresentar regularidade jurídica, fiscal e trabalhista.
Também foi deixado claro obrigações por parte da empresa contratada, é dever da empresa fornecer estrutura, estandes, som, iluminação e palco. Além da instalação e manutenção elétrica e disponibilização de gerador de energia.
É necessário que tal empresa forneça serviço de instalação e operação de um parque de diversões, foi especificado os tipos de brinquedos desejados e que o valor máximo do ingresso deve ser de 15 reais, também foi solicitado que haja segurança contra incêndio e brigadistas.
Foi pedido pela prefeitura que a empresa declare que no quadro funcional da empresa não exista menores de 18 anos praticando trabalho noturno, perigoso ou insalubre, e que menores de 16 anos não pratiquem qualquer tipo de trabalho, com exceções à condição de jovem aprendiz.
Outras obrigações desta empresa compreendem contratação dos shows com artistas consagrados, atrações musicais e apresentadores, foi deixado claro que a festa será gratuita, mesmo em dias de shows pagos. Também é de responsabilidade da empresa a decoração com o tema festa julina, instalar e retirar pisos de madeira, carpetes, divisórias e balcões, onde forem necessários.
É dever da empresa alimentar os funcionários, com almoço e janta e disponibilizar seguranças não armados pelo evento, instalar e desinstalar no máximo 60 barracas para venda de alimentos, fornecer lugar para colocar bebidas, inclusive freezers. Além disso, disponibilizar catracas, 10 climatizadores e no mínimo 10 cadeiras de rodas.
Também é de responsabilidade da empresa, divulgar e promover as atrações do evento. O estacionamento também é dever da organização, existindo uma área somente para autoridades, produtores, prestadores de serviço e imprensa.
Houve um pregão onde participaram suas empresas interessadas: Cunha&Cunha Eventos e Locação de Estruturas Metalicas LTDA – ME e a Organização Estrela Som LTDA. A vencedora foi a segunda opção que fez um lance de 135 mil reais e está responsável pela Primeira Festa Julina de Valinhos.