News

ESCOLAS PÚBLICAS DE VALINHOS TÊM RESULTADOS PREOCUPANTES NO IDEB

Números baixos são resultados da degradação do ensino público em detrimento do privado, além do impacto da pandemia

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um indicador criado pelo governo federal em 2007 para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. Nos números divulgados nesta semana, Valinhos apresentou resultados preocupantes sobre suas escolas públicas (municipais e estaduais).

Divulgado pelo MEC, o estudo feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresenta também os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O cálculo é feito com base no aprendizado dos alunos apenas nas disciplinas de português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação).

Média das escolas municipais de Valinhos (anos finais):

Gráfico IDEB

Nota obtida: 5,4 (a meta era 4,1). A cada 100 alunos, 10 não foram aprovados

Anos iniciais:

Gráfico IDEB

Nota obtida: 6,2 (a meta era 6,4) é a primeira vez que as escolas municipais nos anos iniciais não atingem a meta. A cada 100 alunos, 5 não foram aprovados.

Média das escolas estaduais de Valinhos (anos finais):

Gráfico IDEB

Nota obtida: 5,3 (a meta era 6,5) é a quarta vez que o resultado fica abaixo da meta, terceira consecutiva e com a maior diferença negativa entre o alcançado e a projeção. É também o nível mais baixo desde 2015

A cada 100 alunos 6 não foram aprovados.

Leia anterior

BRYAN BEHR PROJETA RETORNO AO PALCO ‘’O PÚBLICO PODE ESPERAR UMA CONEXÃO MUITO ESPECIAL’’

Leia a seguir

 “A ROSA É SEM PORQUE”