Estação de trem é construída em apenas três horas no Japão com tecnologia 3D

Nova estrutura em Hatsushima foi montada em menos de três horas com peças impressas em 3D, reduzindo custos e tempo de obra em área rural japonesa

Uma estação de trem inteiramente nova foi construída em tempo recorde no Japão utilizando tecnologia de impressão 3D. Entre o último trem da noite e o primeiro da manhã seguinte, trabalhadores finalizaram a obra em aproximadamente duas horas e meia. Localizada em uma cidade rural de 25 mil habitantes, a nova estação de Hatsushima substitui uma estrutura de madeira que atendia os passageiros há mais de 75 anos.

Nova edificação da estação Hatsushima durante processo de montagem
Foto: Reprodução/TV Tokyo BIZ

A construção foi feita com componentes moldados previamente em outro local, em um processo que durou sete dias. As peças, feitas com argamassa aplicada por impressora 3D, foram montadas rapidamente na madrugada. Após a instalação, vergalhões foram colocados nas partes ocas e preenchidos com concreto, garantindo resistência semelhante à de edificações de concreto armado.

Com cerca de 2,6 metros de altura e 10 metros quadrados de área, a nova estação é mais compacta do que a anterior. A West Japan Railway Company, responsável pela linha, afirmou que o uso da impressão 3D reduziu o tempo e o custo da obra pela metade em comparação aos métodos tradicionais, que demandariam mais de dois meses de trabalho.

A estação deve ser inaugurada em julho e continua sendo atendida por uma única linha, com circulação de um a três trens por hora. Atualmente, cerca de 530 passageiros utilizam o local diariamente. A operadora considera aplicar a mesma tecnologia em futuras obras, especialmente em áreas remotas, como forma de manter o serviço ferroviário com menos trabalhadores, diante da redução populacional e da queda no número de usuários.

Leia anterior

Exposição “As sementes que o vento leva”, de Jerci Maccari, chega ao Shopping Valinhos

Leia a seguir

Rolimã na Rua em Valinhos acontece neste domingo, dia 13, com entrada gratuita