Ética, (do grego ethos) significa conduta, hábito, faz referência a convivência, uma vez que não moramos isolados numa ilha deserta.
Dia 02 de Maio, dia dedicado a ética, atividade que se faz necessária ser exercitada constantemente em nosso cotidiano, atividade que faz total diferença pensando em convivência, posso convidar a você minha querida leitora, meu querido leitor para juntos refletirmos sobre tal tema? Então vamos!
Ética, (do grego ethos) significa conduta, hábito, faz referência a convivência, uma vez que não moramos isolados numa ilha deserta. Quando pensamos em definir ética, a maioria das pessoas que se expõem nessa tentativa ousaria defini-la sendo como normas de convivência, tal como uma tabela de certo e errado, justo e injusto, pode e não pode. Tal definição não está errada, porém também não está completa. Ao se definir ética dessa maneira como citei anteriormente nos aproximamos da prática, ou seja, da moral. Seria como decorar uma tabela pronta de boas práticas, tal como alguém que decora a tabela periódica de química ou quem decora a tabuada de matemática.
A ética surge um passo atrás de tal tabela, justamente pelo fato de a ética ser a discussão de determinado grupo de pessoas sobre qual a melhor maneira de se conviver, a ética é a discussão, a argumentação, o diálogo para se defender teorias de qual a melhor maneira de se viver bem, de conviver, não se esquecendo dos direitos e dos deveres de cada um. A ética começa com a exposição de pontos de vista ao pensarmos na discussão, e ao juntar um a um chegar assim num consenso de qual a melhor maneira de se relacionar seja lá dentro de casa, no trabalho, na escola, em instituições religiosas, adentrando no viés político, nos direitos humanos e por aí vai…
Após tal reflexão a tabela está feita, mas a alegria pode durar pouco, pois os itens da tabela não são permanentes, intactos, já que a vida está em constante movimento e progresso. Recordo-me que quando estudava no ensino fundamental nem sequer havia aparelho celular, ou seja, no código de ética da escola não estava escrito absolutamente nada sobre o uso de celular em sala de aula. Anos se passaram e hoje a garotada já nasce usando celular, internet e redes sociais em geral. Eu lhe pergunto meu querido leitor, minha querida leitora: e a tabela decorada sobre a conduta dos alunos, como fica? Ultrapassada… Pois bem, agora há quem defenda que não se deve utilizar celular em sala de aula, pois tiram o foco dos alunos mesmo estando em 2022 e há os que defendem que isso é um absurdo, aparelhos celulares e internet impulsionam o aprendizado em geral… Cada um representando um lado, refletindo como se deve conviver, aqui neste exemplo, em sala de aula.
A ética se dá por conta da suposta liberdade do ser racional que somos. Animais não têm ética por que não usam a razão, apenas são guiados pelo instinto, a ética precisa estar embasada em opções, acusar ou não, mentir ou não, roubar ou não, desrespeitar ou não e por aí vai. A ética pode iniciar com quatro palavras mágicas: “por favor, com licença, me desculpe e obrigado” e para não perdermos a essência de que ela tem natureza filosófica, há uma famosa história atribuída ao pensador Sócrates, principal nome da filosofia grega, segundo ele há três filtros éticos para qualquer informação: é verdade? Fará bem? Tem utilidade? Se passar pelos três filtros, a informação é passível de ser ouvida; caso contrário não.
Quer outro ponto atual da ética? Vacina contra COVID-19. Até 2019 não havia vírus, não havia o porque ter discussões sobre tomar ou não tomar, ser ou não obrigado, não havia tal pauta na “tabela ética da vida”. A ética é uma discussão sobre temas relevantes, atuais e que pressupõem convivência entre as pessoas, seja num determinado nicho, seja num modo geral. Um código de ética não é sinônimo de Lei, esta última zela obrigatoriamente pela segurança da população, a primeira é tida pela maioria de determinado grupo de pessoas e estas são convidadas a seguirem tal código. A partir do que refletimos aqui, você se considera uma pessoa ética? Um grande abraço.
Thiago Pontes.