Valinhos recebe exposição de Flávio de Carvalho com palestra e maquete da Casa Modernista

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza nesta quinta-feira (28), a partir das 19h, uma exposição de quadros do artista Flávio de Carvalho, com entrada gratuita, na Unidade I do Centro Cultural Vicente Musselli, ao lado da Igreja Matriz de São Sebastião. O evento contará ainda com a palestra “De quem é a culpa”, ministrada pelo professor de filosofia Tite Stopiglia, estudioso da obra do artista.

A programação também inclui a apresentação de uma maquete da Casa Modernista Flávio de Carvalho, projetada e habitada pelo arquiteto na Fazenda Capuava, em Valinhos. A peça foi produzida em 2017 durante atividades acadêmicas da Universidade Potiguar, em Natal (RN), e hoje está disponível no Centro Cultural para visitação. Após a exibição, Stopiglia fará uma explanação sobre o atual estado de conservação do imóvel tombado pelo Condephaat.

Durante o encontro, o Instituto Brasil Restauro também apresentará o projeto de restauração da Casa Modernista, considerada um marco da arquitetura modernista no Brasil. A residência, com 650 m², 14 cômodos e formato semelhante a um avião, traduz a irreverência e o espírito inovador de Flávio de Carvalho.

O secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri, destacou a relevância do evento como forma de resgatar e valorizar a obra do artista, considerado um dos maiores expoentes do modernismo brasileiro.

Nascido em 1899, Flávio de Carvalho foi pintor, arquiteto, teatrólogo, engenheiro e escritor. Inovador e polêmico, realizou a “Experiência nº 2” em 1931, criou o Clube dos Artistas Modernos em 1932 e o Teatro da Experiência em 1933, além de apresentar obras e performances marcantes que desafiaram convenções sociais e culturais de sua época.

Leia anterior

Valinhos terá encontro de carros antigos nesta quinta-feira (28)

Leia a seguir

Valinhos promove adoção e concurso de pets no encerramento do Agosto Caramelo