Exposição “O que tem aqui, Valinhos?” será inaugurada em 1º de agosto

Escrito por: Bryan Gouveia — Jornalista e Repórter fotográfico.

Valinhos vai ganhar um novo olhar sobre sua própria história com a inauguração da exposição “O que tem aqui, Valinhos?”, marcada para o dia 1º de agosto de 2025, às 19h30, no Museu e Acervo Municipal Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto (Rua Doze de Outubro, s/nº – Centro). A abertura contará com uma apresentação especial do Mezzo-Sopranista e Ópera Singer Edmilson Pravesh, prometendo emocionar o público.

A mostra reúne fotografias assinadas por Marcel Trombetta Pazinatto e Bryan Rodrigues Gouveia, que resgatam imagens históricas e registros atuais de patrimônios arquitetônicos, culturais e ambientais do município.

Marcel Trombetta Pazinatto é engenheiro, fotógrafo e agente cultural em Valinhos, com projetos como “Montanhas, Picos e Morros Brasileiros” e “Ferrovia, História e Companhia”. Fundador da Associação de Preservação Histórica de Valinhos, ele se dedica a preservar e divulgar o patrimônio cultural e histórico da cidade.

Bryan Rodrigues Gouveia é um reconhecido pesquisador da história de Valinhos, jornalista, repórter fotográfico e graduado em Gestão Pública. Além disso, atua como Diretor Social da Associação de Preservação Histórica de Valinhos, onde promove a valorização da história local e estimula o engajamento da comunidade.

Um dos grandes destaques do projeto são os três totens informativos, históricos e turísticos, que estarão expostos durante toda a mostra até setembro. Esses totens trazem informações detalhadas, curiosidades e dados históricos sobre os locais retratados na exposição, oferecendo uma experiência interativa e educativa para visitantes e moradores.

Essa é uma iniciativa inédita em Valinhos, especialmente pelo uso dos totens como projeto piloto. A ideia é que, a partir dessa experiência, a Prefeitura possa criar e instalar outros totens em diversos pontos da cidade, ampliando significativamente o acesso e a divulgação da história e do patrimônio local.

Ao término da exposição, os totens serão oficialmente doados à Prefeitura de Valinhos e ao Clube de Campo Vale Verde, garantindo que esse conteúdo histórico e educativo continue disponível para a população e turistas.

O projeto “O que tem aqui, Valinhos?” é financiado pela Lei Aldir Blanc, integra diferentes realidades do município, valoriza sua cultura e reforça o sentimento de pertencimento e orgulho de ser valinhense.

Arte de divulgação.

Leia anterior

Projeto “Capoeira em Cena” encerra com exibição de documentário sobre ancestralidade afro-brasileira

Leia a seguir

Hopi Hari oferece entrada gratuita para advogados durante o mês de agosto