Morre José de Paiva Netto, presidente da LBV e referência humanitária mundial

Jornalista e escritor faleceu aos 84 anos, no Rio de Janeiro, deixando legado de fé, solidariedade e educação ecumênica.


A Legião da Boa Vontade (LBV) comunicou com pesar, na manhã de 7 de outubro de 2025, o falecimento de seu presidente, José de Paiva Netto, aos 84 anos, no Rio de Janeiro (RJ). Escritor, jornalista, radialista, compositor e educador, Paiva Netto era considerado uma das maiores referências em comunicação social, educação espiritual e ação humanitária no Brasil e no mundo.

Sob sua liderança, a LBV se consolidou como um dos maiores movimentos humanitários do planeta, com atuação em Educação, Assistência Social e Comunicação Educativa, atendendo diariamente milhares de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade.

Visionário, Paiva Netto desenvolveu uma linha pedagógica inovadora que uniu Educação e Espiritualidade Ecumênica, conhecida como Pedagogia do Afeto e do Cidadão Ecumênico, com o objetivo de formar seres humanos mais solidários e conscientes de seu papel social.

Sua atuação levou a LBV a obter relação consultiva com a ONU há mais de 30 anos, e a fundação de instituições de relevância mundial, como o Templo da Boa Vontade, em Brasília, inaugurado em 1989, eleito uma das Sete Maravilhas da capital federal. Em 2000, criou o Fórum Mundial Espírito e Ciência, espaço de diálogo entre ciência e fé.

Autor de dezenas de livros traduzidos para mais de 25 idiomas e em braile, Paiva Netto superou a marca de 10 milhões de exemplares vendidos. Escreveu também para veículos como Folha de S.Paulo, Jornal de Brasília, A Tarde e revista Manchete.

Entre as inúmeras homenagens recebidas, destacam-se a Medalha do Centenário da Academia Brasileira de Letras (ABL), o título de Comendador da Ordem do Rio Branco, concedido pelo Itamaraty, e a Medalha do Pacificador, do Exército Brasileiro.

Membro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Paiva Netto deixa a esposa Lucimara Augusta, seis filhos, netos e bisnetos.

As homenagens ocorrerão nesta quarta-feira, 8 de outubro, em São Paulo (SP), em cerimônia aberta ao público (local a confirmar). Mais informações e biografia completa estão disponíveis em www.paivanetto.com.

Leia anterior

Vinhedo inicia Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes

Leia a seguir

APAE Valinhos realiza Mostra Cultural nesta quinta-feira (9)