News

Fatec Jundiaí brilha internacionalmente com terceiro lugar em prêmio

Estudantes da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Jundiaí, na Região de Campinas, alcançaram o terceiro lugar na primeira edição internacional do Prêmio por um Mundo Sem Lixo com o projeto Banco de Tintas. A competição final aconteceu virtualmente no último sábado (2), reunindo iniciativas de jovens de toda a América Latina.

Elaborado por Adriana Santos, Fellipe dos Santos e Lucas Santiago, alunos do curso superior de tecnologia em Gestão Ambiental, o Banco de Tintas busca ser uma ponte entre quem gera resíduos de tintas e não sabe como descartá-los corretamente e pessoas interessadas em utilizá-los. A viabilidade e o baixo custo foram destacados como diferenciais pela orientadora do projeto, Ana Carolina Veredas.

O projeto surgiu de debates multidisciplinares sobre o impacto das atividades de pintura no meio ambiente. Os alunos, em colaboração com pintores e lojas de tintas, propuseram soluções para reduzir os prejuízos ao meio ambiente, resultando no Banco de Tintas. O projeto venceu o Desafio Circular 2023, competindo com cerca de 90 ideias de 13 estados brasileiros.

Além de atender ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 11 Cidades Sustentáveis da ONU, o Banco de Tintas visa reduzir os impactos dos resíduos de pintura, preservar a qualidade das águas, promover a economia circular e melhorar a qualidade de vida das famílias de baixa renda. A previsão é implantar o projeto em escala piloto no campus da Fatec, com a colaboração de alunos dos cursos de tecnologia da informação no desenvolvimento de uma plataforma para gerir dados, cadastros e disponibilidade de tintas.

Leia anterior

STJ decide unanimemente que planos de saúde devem cobrir cirurgias para mudança de sexo

Leia a seguir

Edição natalina da feira Hippie se iniciou na última terça-feira