Dia Mundial de Conscientização da Violência contra Idoso teve palestra e caminhada na semana passada
O Centro de Convivência dos Idosos (CCI), da Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, planeja o término das atividades no primeiro semestre no próximo dia 30, com o casamento caipira, com o grupo de teatro, e apresentação da tradicional quadrilha da 3ª Idade, às 13h30. Na tarde desta terça (21), os participantes estiveram no espaço para os ensaios do casório.
O CCI promoveu no último dia 10 a reunião de acolhida, ampliando seu quadro de usuários nas várias atividades oferecidas.
A equipe do CCI ainda está planejando os detalhes do encerramento, mas já estamos esperando uma grande festa. Afinal, nossos idosos merecem o melhor.
Segundo o secretário da Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, os ensaios da quadrilha e do casamento da 3ª Idade já estão acontecendo no espaço do CCI. “Estamos todos empolgados. Encerramos o primeiro semestre com muitas ações positivas”, avalia o secretário. Entre elas o retorno de todas as atividades dos Centros dos Idosos, inclusive com algumas novas como a Oficina da Memória.
Ações
O mês também contou com a celebração do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra Idoso, comemorado no dia 15. Na ocasião houve uma palestra, com o tema Os direitos da pessoa idosa e os mecanismos de defesa contra a violência, ministrada pela diretora do SUAS, a advogada Rachel Lavorenti Rocha Pardo, além da caminhada pela Praça Washington Luís.
Com a reunião de acolhida, foram inseridos no programa do centro do idoso mais 28 novos integrantes. O Projeto Peixe & Cia ganhou 12 novos participantes; o Ponto do Encontro do Crochê mais quatro; já as aulas de Violão se inscreveram mais dois novos usuários; e, por último, mais 10 novos participantes engrossaram o grupo da Oficina da Memória.
Data
O dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data reconhecida, em 2011, pela ONU (Organização das Nações Unidas), após mobilização da Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. A data é um manifesto de repúdio à violência contra esse público.