Por Gabriel Previtale
A pandemia de COVID-19 interrompeu muitas tradições familiares, mas também inspirou novas formas de união e celebração. Foi o caso da família Rodrigues, que em junho de 2022, com o fim das restrições de distanciamento, decidiu retomar as festividades com uma “festinha junina” na casa do tio Pedro, situada na Rua Aristides Capelatto, no Jardim São Pedro.
Lucy Alves Rodrigues, uma das organizadoras, lembra com carinho da primeira edição do evento: “Nossa família sempre gostou de celebrar datas comemorativas, porém, com a pandemia, ficamos distanciados. Em 2022, decidimos nos unir para uma festinha junina.” O evento simples, com poucas bandeirinhas, uma fogueirinha de paletes, pratos típicos trazidos por cada um e brincadeiras como bingo, deu início a uma tradição.
Em 2023, a festa cresceu. “Repetimos a festa e arrecadamos uma pequena contribuição dos amigos e familiares para aluguel de mesas, cadeiras e decoração”, conta Lucy.
Este ano, a festinha junina dos Rodrigues está marcada para o sábado, dia 22 de junho, no mesmo local. “A rua será decorada com um cenário que remete à entrada de uma capelinha amarela, teremos até um espantalho cuidando do nosso canavial!”, revela Lucy, destacando a inspiração e criatividade que coloca na decoração. A quadrilha, organizada pela prima Liliane Rodrigues, contará com o casamento de Chiquinha Dengosa e Joãozinho Fujão, personagens interpretados pela prima Paola Filigoi e seu namorado Felipe Garofalo Pafaro. A festa também manterá a tradicional fogueira, bingo show de prêmios, brincadeiras infantis e pratos típicos. Além do show ao vivo do vizinho Alan Ramos, o primo Danilo Rodrigues também se apresentará.
“Nossa festa é totalmente suportada com doações. Além da arrecadação de dinheiro para infraestrutura, os convidados colaboram com pratos típicos, bebidas, prendas para o bingo, mão de obra para limpeza e decoração”, explica a organizadora.