Festival “Vinho na Vila” será neste final de semana em Campinas


Pela primeira vez na cidade, o evento será nos dias 17 e 18 de junho

Em franca ascensão, a produção de vinhos brasileiros será a grande atração do evento Vinho na Vila, maior festival de vinhos nacionais, que acontecerá pela primeira vez em Campinas neste final de semana. Durante dois dias, sábado e domingo, 17 e 18 de junho, 15 pequenas e médias vinícolas estarão presentes no Galleria Shopping apresentando aos visitantes uma seleção de mais de 200 rótulos para degustação e venda. O evento contará ainda com a participação de expositores de produtos artesanais, como antepastos, geleias, queijos e doces.

Os interessados em participar dessa experiência enogastronômica devem adquirir os ingressos por meio do link https://www.ingresse.com/vinho-na-vila-2023-campinas. Os ingressos já estão no segundo lote de vendas, ao preço de R$ 120,00, e ainda há vagas disponíveis (classificativa indicativa: 18 anos).

Cada ingresso dá direito a uma taça, a uma ecobag e a provar os vinhos das vinícolas em um dos três horários de degustação, que acontecerão no sábado das 11h30 às 14h30, das 15h30 às 18h30 e das 19h às 22h, e no domingo, das 12h às 15h e das 15h30 às 18h30.

A programação contará ainda com apresentações do cantor e músico Bruno Buzzo ao longo dos dois dias. Bruno, que como onemanband executa uma combinação de violão, voz, gaita e percussão e já se apresentou com os maiores nomes nacionais e internacionais do Blues, Folk e Jazz, irá apresentar um repertório cheio de personalidade e arranjos exclusivos. Mesclando estilos e com um jeito único de tocar, Bruno promete um show com músicas animadas e conhecidas do público em geral.

Outra atração serão os talks com especialistas. No sábado e no domingo, às 15h, o tema serão os  “Vinhos do Sudeste”, enquanto no sábado às 18h o bate-papo será sobre  “Um Brasil a Conhecer”.

Entre os produtores de vinhos que já estarão presentes na edição do Galleria Shopping estão as vinícolas gaúchas Audace, Bebber, Beccas, Campestre, Casa Valduga,ELI La Grande Belezza, Fin / Casavitis, Tenuta Foppa e Ambrosi, Vinha Solo e 22 Vinhos e as paulistas Artesã, Espaço Wine / Bebber e Invernnia. Cada vinícola realizará a venda direta ao consumidor e oferecerá a degustação de seus produtos, explicando particularidades de seus vinhos, processo de produção e região de onde vêm.

Na feirinha de artigos artesanais, estão confirmadas as presenças de Meu Pot Top (antepastos e geleias artesanais), Kochen (azeites saborizados), Moça Caseira (geléias), Casavitis (queijos brasileiros), M. Lopes Alquimias (produtos naturais), Rafa Nemer Confeitaria (doces diversos) e Bacchus (joias e marcadores de taças).

Criado pela enóloga, empresária e chef de cozinha Larissa Fin, fundadora da Casa Vitis, o Vinho na Vila surgiu em 2016 com o propósito de ampliar o repertório dos consumidores sobre a riqueza da nova geração de vitivinicultores nacionais e já foi realizado em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, chegando pela primeira vez a uma cidade do interior do país.

“Os vinhos brasileiros evoluíram muito nos últimos anos, com enólogos e tecnologia de ponta, nossos produtos são premiados no Brasil e no exterior. O Vinho na Vila tem como objetivo levar os vinhos brasileiros para mais perto do público em diversas cidades, oferecendo aos visitantes uma oportunidade a qual eles só teriam acesso indo até as vinícolas, pois muitas são pequenas, e produzem vinhos boutiques”, afirma Larissa.

Vinho nacional em franca expansão

Segundo enólogos e sommeliers, os últimos dois anos foram “mágicos” para o vinho fino brasileiro.  Em 2020, ano em que as safras de uvas viníferas bateram recordes, foram comercializados 24 milhões de litros de vinho brasileiro de alta qualidade, 90% desse total, produzidos no Rio Grande do Sul, e o restante de outras regiões que têm se mostrado promissoras, como Santa Catarina, o Vale do Rio São Francisco, em Pernambuco e na Bahia, Minas Gerais e Goiás.

Após ter sido, dentre os 20 maiores consumidores de vinho no mundo, o país com melhor desempenho em 2020, o Brasil consolidou em 2021 sua posição como 13º maior mercado para o vinho em nível mundial, com uma variação positiva de 1,2% em relação aos números de 2020.

Dados divulgados recentemente pela Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, estado que é o maior produtor de vinhos no país, a safra 2022, de uma forma geral, apresentou aumento de 11,6% no total de vinhos elaborados, quando comparada à safra 2021. A elaboração de vinhos de mesa apresentou o maior aumento, correspondente a 12,2%. Já os vinhos finos apresentaram um aumento de 9,3% na comparação com a safra 2021.

Programação

Sábado, 17 de junho

Sessões de degustação: das 11h30 às 14h30, das 15h30 às 18h30 e das 19h às 22h

15h – Bate-papo “Vinhos do Sudeste”

18h – Bate-papo e degustação “Um Brasil a Conhecer”

13h, 15h30 e 18h – Apresentação musical com Bruno Buzzo

Domingo, 18 de junho

Sessões de degustação: das 12h às 15h e das 15h30 às 18h30

15h – Bate-papo “Vinhos do Sudeste”

12h30, 14h30 e 17h30 – Apresentação musical com Bruno Buzzo

Serviço

Vinho na Vila

Quando: dias 17 e 18 de junho, sábado e domingo

Onde: Espaço de Eventos, localizado no segundo piso do Galleria Shopping (Rod. D. Pedro I, km 131,5, Jardim Nilópolis, Campinas)

Ingressos: R$ 120,00 no segundo lote, à venda pelo link https://www.ingresse.com/vinho-na-vila-2023-campinas

Classificação indicativa: 18 anos















Leia anterior

‘Arraiá Bazar’ dos Vicentinos acontece nesta sexta-feira em Valinhos

Leia a seguir

Saiba sobre os casos de febre maculosa no Brasil nos últimos 10 anos