Prazo vai até 18 de julho e inclui opção de financiamento integral pelo Fies Social


Foto: Agência Brasil
As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começaram nesta segunda-feira, 14 de julho, e seguem abertas até às 23h59 do dia 18. Os interessados devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior para participar da seleção. Nesta edição do segundo semestre, são ofertadas 44.867 vagas em instituições privadas com avaliação positiva no Sinaes.
Criado em 2001, o Fies tem como objetivo ampliar o acesso ao ensino superior por meio de financiamento estudantil a estudantes de baixa renda. Para concorrer, é necessário ter feito o Enem a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos nas provas e nota diferente de zero na redação. Além disso, a renda familiar por pessoa deve ser de até três salários mínimos (R$ 4.554).
Destaque nesta edição, o Fies Social reserva 50% das vagas a inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo (R$ 759). Essa modalidade oferece financiamento de até 100% do valor do curso, com cotas para pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.
O resultado da chamada única será divulgado em 29 de julho. Os selecionados deverão complementar a inscrição entre os dias 30 de julho e 1º de agosto. Quem não for chamado nessa etapa estará automaticamente na lista de espera, com convocações de 5 de agosto a 19 de setembro.