Profissionais de 11 CEMEIs terão a possibilidade de realizar a capacitação para trabalhar com fantoches, em projeto realizado pelo Grupo Primavera
Através de uma parceria com a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Educação, o Grupo Primavera oferecerá um curso gratuito sobre teatro de fantoches aos auxiliares de desenvolvimento infantil de Valinhos. Cerca de mil crianças que frequentam os onze Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) de Valinhos serão beneficiadas por esse projeto, que tem como objetivo principal valorizar a infância e promover o uso dos fantoches como uma ferramenta importante na prática pedagógica. A partir deste mês, ocorrerão oito capacitações, realizadas em dois turnos, todas na Sala de Formação da Secretaria Municipal da Educação, localizada na Rua Americana, 498, no Jardim Imperial, em Valinhos.
Após completar 16 horas de capacitação, os participantes receberão um certificado
Durante a capacitação, os auxiliares de desenvolvimento infantil terão o seu primeiro contato com os fantoches. Esse momento será dedicado a chamar a atenção e encantar os profissionais para o uso desses bonecos, além de conhecer os diferentes tipos de fantoches existentes, a forma de manipulá-los, os cenários, as posições do narrador e dos personagens. Os auxiliares interessados ainda podem se inscrever para participar do projeto através do link: https://forms.gle/gHXiBjRanV6pD2LMA.
Após completar 16 horas de capacitação, os participantes receberão um certificado com a carga horária realizada e estarão aptos a utilizar diferentes métodos de manipulação e narração de histórias. Além disso, os CEMEIs receberão um kit completo de fantoches produzido pelo Grupo Primavera, composto por 16 personagens.
O objetivo é capacitar o agente cultural para que, por meio dos fantoches, desenvolva com as crianças a aprendizagem, criatividade, socialização, respeito, expressão oral e artística
Aprovado pela Lei Rouanet, o Teatro de Fantoches foi criado pelo Grupo Primavera e utiliza a abordagem lúdica no processo de aprendizagem. Este projeto, que agora chega a Valinhos, já foi realizado em 15 cidades brasileiras e conta com o patrocínio das empresas DHL, EagleBurgmann, LibraPort, TozziniFreire Advogados, Pronutrition, Cerâmica Carmelo Fior e Fundação Educar em sua edição de 2023.
“O objetivo do projeto é capacitar o agente cultural para que, por meio do uso dos fantoches, desenvolva com as crianças a aprendizagem, criatividade, socialização, respeito, expressão oral e artística”, explica Ruth Maria de Oliveira, gestora executiva do Primavera.