Um dos seus maiores destaques é o trabalho sobre o biguá, ave aquática bastante presente na região


No Jardim Pinheiros, em Valinhos, a natureza ganhou um olhar atento e sensível por meio das lentes de Diogo Rossi, de 38 anos. Autodidata, ele encontrou na fotografia de vida selvagem não apenas um hobby, mas uma forma de registrar, valorizar e divulgar a biodiversidade brasileira — especialmente aquela que existe bem perto de casa.
A história de Diogo com a fotografia começou durante a pandemia, de forma simples: usando apenas o celular. Com o tempo, ele percebeu que estava documentando a fauna e a flora do lugar onde nasceu, e isso despertou um propósito maior. “Passei a entender que estava mostrando ao mundo a natureza do Brasil, começando pela minha própria cidade”, conta.
Seu foco principal são os animais silvestres, em especial as aves. A escolha pelo tema veio do desejo de ir além do conhecimento superficial, como simplesmente reconhecer um pardal, e aprofundar-se na diversidade e nos hábitos das espécies. Um dos seus maiores destaques é o trabalho sobre o biguá, ave aquática bastante presente na região. Diogo produziu um curta-metragem independente intitulado “Biguás – Origens”, que mostra o processo de reprodução da espécie, filmado no Parque CLT, em Valinhos. O material está disponível no YouTube.


O entrevistado planeja seus registros a partir dos recursos que tem e prioriza locais públicos e próximos de casa. Seus cenários preferidos são o Parque da Cidade e o Parque dos Lagos, em Valinhos, além da Represa II, em Vinhedo. Para capturar pássaros, ele utiliza câmera com lente telefoto; já para insetos, borboletas e aranhas, aposta na lente macro.
Diogo já teve seu trabalho reconhecido por importantes veículos de comunicação. Seus vídeos foram exibidos no programa Terra da Gente, da EPTV, além de publicações no Jornal Terceira Visão, Pé de Figo e Jornal de Valinhos. Um dos momentos mais marcantes de sua trajetória foi ter uma imagem publicada nas redes sociais da BBC Brasil.
Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalterceiravisao/