Fundadora de Projeto para Menopausa, Sol Albuquelque, fala sobre saúde da mulher

Nesta sexta-feira, 18 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Menopausa. A data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visa promover o debate sobre a saúde feminina e incentivar o acompanhamento médico, com foco na busca por qualidade de vida durante esse período de transição na vida das mulheres.

Para destacar a relevância dessa data, o Jornal Terceira Visão conversou com Sol Albuquelque, moradora de Valinhos e ativista da causa. Sol é a idealizadora do projeto Mulheres na Menopausa Cheiro de Pele, que oferece apoio e orientação para mulheres enfrentando os desafios e as transformações desse momento. Além da fundadora, Sol é casada, mãe, avó e uma mulher na menopausa. Formada em massoterapia clínica, onde atuou por mais de 10 anos com atendimento voltado a Mulher.

“A menopausa é um período de transformações e pode ser desafiador, mas também é uma oportunidade para se redescobrir e encontrar novas formas de autocuidado e bem-estar”, afirma Sol. Para ela, passar por essa fase trouxe reflexões importantes e a motivou a adotar novos hábitos que melhoraram sua saúde física e mental.

Segundo a ativista, práticas como atividade física, meditação e uma alimentação equilibrada tornaram-se essenciais para enfrentar os desafios da menopausa. Ela destaca também a importância de reservar tempo para hobbies e momentos de lazer, que ajudam a manter o equilíbrio emocional.

Uma das maiores forças encontradas por Sol durante esse processo foi o suporte de outras mulheres que estão na mesma jornada. “A troca de experiências e o apoio mútuo fortalecem e inspiram a seguir em frente com mais leveza e positividade”, conta ela.

Foi essa necessidade de apoio, que Sol sentiu faltar em sua própria trajetória, que a levou a criar o projeto Mulheres na Menopausa. “Nosso projeto oferece suporte, informações e atividades para ajudar você a passar por essa fase com confiança e positividade”, explica. O projeto promove rodas de conversa, workshops e encontros voltados para o autoconhecimento e a troca de vivências, proporcionando ferramentas práticas para lidar com os sintomas da menopausa e aproveitá-la ao máximo. Mais informações sobre o projeto no instagram: @‌s.albuquelque.

Leia anterior

Daniel e Mara Musselli uma trajetória de 39 anos de amor e cumplicidade

Leia a seguir

Passeio noturno acontece no Cemitério da Saudade neste sábado (19)