GCM tem nova equipe para patrulhamento em escolas

Patrulha conta com 12 guardas, 2 inspetores e 4 viaturas

Diante das últimas ocorrências relacionadas a ataques violentos contra crianças em escolas e creches de todo o Brasil, a prefeitura de Valinhos deu início nesta quarta-feira, dia 10, a uma nova fase do Programa de Segurança nas Escolas, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública. Agora, as unidades escolares recebem patrulhamento do PAE (Patrulheiro Amigo da Escola), grupo que faz parte da GCM (Guarda Civil Municipal).

Em horários estratégicos, a equipe da GCM já está em ação, reforçando a segurança nas escolas. A patrulha é composta por 12 guardas municipais, um inspetor e um subinspetor e conta com quatro viaturas adesivadas para identificação.

Segundo a prefeitura, a equipe do PAE já vem sendo treinada há algum tempo e o programa foi instituído através do decreto (nº 11.607/23) no dia 27 de abril.

Segurança

Desde o início do ano letivo, quando a violência passou a ser registrada em várias escolas brasileiras, a prefeitura de Valinhos instituiu alguns serviços para auxiliar a segurança dos alunos. Entre eles, alarmes instalados nas unidades, sensores de presença, câmeras integradas ao COI (Centro de Operações e Inteligência) e o botão de segurança.

Segundo a prefeitura, o disposto de segurança permite que a GCM seja acionada por meio de um aplicativo de celular. Agora também o mesmo botão de segurança pode ser usado pelas entidades assistenciais de Valinhos, como a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Leia anterior

Especialistas dão treinamento gratuito sobre gestão de fábricas

Leia a seguir

Acesa Capuava celebra data com a campanha “O amor nos pequenos detalhes”