GP da Áustria é neste fim de semana

Classificação está marcada para 11h, no sábado, e a corrida às 10h, no domingo

Por Bruno Marques

A Fórmula 1 chega, neste fim de semana, ao GP da Áustria. Disputada desde 1997, a prova no circuito austríaco de A1 Ring, em Spielberg, tem uma curiosidade importante: o safety car foi acionado em 70% das vezes, o que deixa uma probabilidade de corrida bagunçada.
O traçado austríaco, com seus 4.318 metros de extensão, é conhecido pelas curvas rápidas e longas retas, além das zonas intensas de frenagem que favorecem ultrapassagens e exigem uma combinação precisa de desempenho e estratégia. A corrida terá 71 voltas.

🏎️ Verstappen é o maior vencedor

O piloto mais vitorioso na pista que pertence à Red Bull é Max Verstappen. O holandês já triunfou quatro vezes: 2018, 2019, 2021 e 2023.
Dos pilotos atuais, Lewis Hamilton venceu em 2016, Charles Leclerc em 2022, e George Russell no ano passado.
Entre as equipes, a Ferrari é a que mais tem vitórias na Áustria. Foram 7. Logo atrás, com 6 cada, vem a McLaren e a Mercedes. A Red Bull tem 4.

🏎️ Deu Russell no ano passado

No ano passado, a vitória sobrou para George Russell. Faltando 7 voltas para o fim da prova, Lando Norris se aproximou de Verstappen, ameaçando sua liderança e ambos bateram.
O holandês recebeu uma penalidade de 10 segundos por ter sido responsabilizado pela colisão e acabou em 5º. Já o inglês recebeu 5 segundos por exceder os limites da pista e abandonou a corrida.
Com isso, Russell obteve sua segunda vitória na F1.

Leia anterior

Joana Palmeira conquista o tetracampeonato do JOMI regional

Leia a seguir

Valinhos promove sessão de cinema para idosos com foco na valorização do envelhecimento