News

Gravidez psicológica em cadelas

Esse fenômeno pode ocorrer em animais de qualquer idade, sendo considerado um fator de saúde mental

Os pets costumam desenvolver problemas semelhantes aos humanos, um diagnóstico muito comum é a gravidez psicológica em cadelas, conhecida, também, como pseudogestação ou pseudociese.  A cachorra desenvolve sintomas semelhantes a uma gestação comum, mas sem estar esperando filhotes.

O que é a gravidez psicológica em cadelas?

Esse fenômeno pode ocorrer em qualquer idade, e é considerado um fator de saúde mental do pet. A pseudociese ocorre devido a uma alteração hormonal, o que ocorre logo após o cio. Essa condição independe do contato com animais machos e proporciona sintomas físicos e psicológico nas fêmeas, e pode ocorrer mais de uma vez ao longo da vida. Na grande maioria dos casos, a gravidez psicológica ocorre em cadelas não castradas.

Quais os principais sintomas?

São observados o aumento das mamas, produção de leite, inchaço na barriga, apego a objetos que o animal pode interpretar como sendo um filhote, agressividade, depressão, montagem do ninho na caminha e falta de apetite. Em alguns casos mais graves, a pseudociese pode apresentar complicações como tumores e infertilidade.

Qual o tratamento adequado?

O correto é o tutor levar a cachorrinha ao veterinário para fazer o tratamento adequado. Os cuidados com as cadelas em situação de gravidez psicológica não costumam ser complexos e envolvem, geralmente, medicamentos que ajudam a secar o leite, inibidores de hormônios e ansiolíticos, mas atenção o veterinário é quem vai definir a medicação. 

Como evitar novos episódios?

As medicações resolvem o problema temporariamente, mas para evitar novos episódios de gravidez psicológica em cadelas, é fundamental que seja realizada a castração que, além da gravidez psicológica, evita outros problemas de saúde, como o câncer.

Leia anterior

A importância da segunda Estação Ferroviária

Leia a seguir

15º Porco Turbinado – APAE já está com os convites à venda