Há 40 anos, o Ultraje a Rigor invadia as praias do país

“Entrando sem óleo nem creme”, com muito humor e deboche, fazendo um rock divertido, o quarteto explodiu logo na estreia com Nós Vamos Invadir Sua Praia

Por Bruno Marques

Em 13 de julho de 1985, por conta da realização do Live Aid, ficou estabelecido que este seria o Dia Mundial do Rock.

Aqui, no Brasil, neste mesmo dia, há exatos 40 anos, era lançado um dos álbuns de rock de maior sucesso da história.

Nós Vamos Invadir Sua Praia é o álbum de estreia do Ultraje a Rigor e ganhou disco de platina impulsionado por 11 divertidas faixas, 5 delas lançadas como single.

Fizeram muito sucesso a faixa-título – (com a participação dos cantores Selvagem Big Abreu, membro do grupo João Penca e Seus Miquinhos AmestradosLobãoLeo Jaime e Ritchie) -, Ciúme, Marylou (com participação especial de Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, na guitarra solo), Zoraide e Independente Futebol Clube.

Debochada provocação aos cariocas

O título do disco é explicado pelo produtor Pena Schmidt como uma provocação das bandas de São Paulo aos grupos do Rio de Janeiro, pelo fato de estar chegando uma geração de paulistas fazendo sucesso no Rio de Janeiro, um dos berços do rock nacional dos anos 1980.

Porém, a letra da música descreve com precisão uma prática comum dos paulistanos nos anos 80: descer para Santos no fim de semana, no chamado bate-e-volta.

Clipe

Nós Vamos Invadir Sua Praia teve um videoclipe que passou no programa Fantástico na época. Ao todo, 9 das 11 faixas do disco estiveram entre as mais tocadas na época (“Jesse Go” e “Se Você Sabia” foram as exceções).

Este sucesso todo fez com que os shows do Ultraje quebrassem recordes não só de vendas, mas também de público.

Em dezembro de 2008, a Revista MTV elegeu a estreia do Ultraje a Rigor como o “melhor álbum do rock nacional”.

Leia anterior

Four Flower Power floresce na cena regional

Leia a seguir

Valinhos confirma 53 casos de gripe e dois óbitos em 2025