Entidades públicas e/ou privadas estão divulgando postos de arrecadação para ajudar às vítimas da tragédia
Por Victor Braga
Na última semana, durante o Carnaval prolongado em São Paulo, o litoral norte paulista sofreu com o maior índice já registrado de chuvas. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) foram cerca de 682mm em 24 horas.
A tempestade acarretou em deslizamentos, inundações e interdições de vias por todo o litoral. As seis cidades mais afetadas foram: Bertioga com 682mm (maior índice nacional); São Sebastião 626mm; Ilhabela 337mm; Ubatuba 335mm e Caraguatatuba 234mm.
O último registro histórico foi em 2022, na cidade de Petrópolis – no Rio de Janeiro -, com 530mm.
Cerca de 2.496 pessoas estão desabrigadas (que estão abrigadas em locais públicos ou privados) e desalojadas (tiveram que deixar suas casas, mas estão em residências de familiares ou amigos). Até esta quarta-feira, dia 22, foram registradas 48 mortes, uma em Ubatuba e o restante em São Sebastião. De acordo com a estimativa da Defesa Civil 38 pessoas ainda estão desaparecidas.
São Sebastião foi o município mais atingido, com deslizamentos de encostas, inundações por toda a cidade e interdição de vias deixando vários bairros isolados. As buscas estão concentradas na costa sul, como a Vila do Sahy e Juquehy.
O Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decretou estado de calamidade pública nas seis cidades citadas no texto. A medida foi divulgada nesta segunda-feira, dia 20.
Doações
Por todo o estado de São Paulo, diversas entidades públicas e/ou privadas estão disponibilizando postos de doações para ajudar às vítimas da tragédia.
A OAB (SP) está aceitando qualquer valor por PIX, na chave secretaria@caasp.org.br. Ou presencialmente, na sede da entidade, localizada na Rua Benjamin Constant, 75, Centro – São Paulo. Podem ser doados desde água e alimentos não perecíveis à produtos de limpeza e higiene.
Por toda a capital paulista é possível realizar doações, por exemplo, nas estações de metrô, CPTM e terminais da EMTU. São 193 pontos de arrecadação do sistema de transporte metropolitano.
Além disso, o depósito da Fussp, localizado na Avenida Marechal Mário Guedes, 301, no Jaguaré, zona oeste de São Paulo, estará disponível aos interessados em ajudar. O horário será das 8h às 17h.
Para transações por pix ou depósitos, a conta e a chave divulgadas foram:
– Banco do Brasil – Agência nº 1897-X.
– Conta Corrente: nº 19.490-5 e C/C 19.771-8;
– CNPJ/MF nº 44.111.698-0001/98
Em Valinhos, a SGT Log divulgou locais de doações aos moradores da região. São três endereços no município e um em Vinhedo, confira abaixo:
– SGT Log, localizado na Alameda Flávia, 998, no bairro Dois Córregos. A empresa funciona diariamente das 7h30 às 18h30;
– Real Cestas, localizado na Rua Treze de Maio, 882, na Vila Olivo; o horário de funcionamento é das 8h às 17h de segunda à sexta-feira, e sábado das 8h ao meio-dia;
– Nallin Veículos, localizado na Rod. Flávio de Carvalho, 900, no bairro Capuava. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, 9h às 17h.
Vinhedo
Já em Vinhedo, as doações poderão ser entregues na Bontempi $ Ferreira Názara. A empresa fica na Rua Eduardo Ferragut, 82, Pinheirinho. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.