Na manhã desta terça-feira (1º), um homem de 48 anos foi preso em flagrante em Sumaré por posse de material relacionado a abuso sexual infantojuvenil. O suspeito estava sendo procurado desde 2020, quando a Polícia de Milão, na Itália, acionou a Polícia Federal (PF) do Brasil por meio da Interpol.
Durante quatro anos, a PF realizou tentativas de localizar o investigado, cumprindo três mandados de busca e apreensão sem sucesso. No entanto, nesta terça-feira, agentes encontraram diversos arquivos de pornografia infantil armazenados no celular do homem, durante buscas em sua residência.
Além do celular, foram apreendidos seis HDs externos e dois aparelhos celulares, que serão analisados pelo Núcleo Técnico-Científico da Polícia Federal, localizado em Campinas (SP). O suspeito, que trabalhava com vendas em casa, foi preso em flagrante e deverá responder pelos crimes de posse e compartilhamento de material de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes. As penas para esses crimes podem chegar a até 10 anos de prisão.
A prisão faz parte da operação Escudo da Inocência, uma iniciativa que visa proteger vítimas de abuso sexual infantil e interromper crimes relacionados ao armazenamento e compartilhamento de conteúdo sexual infantojuvenil pela internet.
Foto: Policia Federal