Hino composto por Kai Hansen expõe angústias internas e sociais que explodem com guitarras melódicas
Por Bruno Marques
Já que é Halloween, esta seção musical traz, nesta edição, um dos maiores sucessos do Helloween. Os veteranos do Power Metal alemão têm a escrita do nome diferenciada, com E, para formar ‘hell’ de forma provocativa.
I Want Out é um dos maiores hinos não só do grupo, mas também do gênero metálico. Sua letra tornou-se um verdadeiro grito de liberdade, acompanhada por um poderoso riff marcante e melódico. Mas qual foi o contexto de sua criação?
Pondo pra fora as angústias
Em 1988, os germânicos estavam em um momento contrastante da carreira. O então quinteto tinha conquistado um ótimo público e tocava em grandes festivais junto com alguns dos maiores nomes do momento.
Keeper of the Seven Keys estava sendo um sucesso e o Helloween era visto como o precursor de um subgênero novo, o Metal Melódico/Power Metal. O álbum teve uma segunda parte, porém, Kai Hansen, guitarrista fundador e um dos principais compositores da banda se sentia no limite.
Kai escreveu a canção exprimindo sua intenção de sair da banda, juntamente com versos que demonstram a pressão que a sociedade exerce sobre nós e o ponto de estafa que o indivíduo chega desejando paz e liberdade.
Segundo single do Keepers II
Segundo single do Keepers II, I Want Out foi gravada entre maio e junho de 1988, no Horus Sound, em Hannover, pelo brilhante vocalista Michael Kiske, pela icônica dupla de guitarristas Kai Hansen e Michael Weikath, o incrível baixista Markus Grosskopf e o saudoso baterista Ingo Schwichtenberg.
A música saiu como single em 31 de outubro do mesmo ano e teve produção de Tommy Hansen.
Letra punk e Out in the Fields
A letra simples é influenciada pelo punk e a estrutura dos arranjos, inclusive o refrão, lembra muito Out in the Fields, de Gary Moore, lançada três anos antes.
A música ainda tem, após o solo libertário de Kai, um irresistível dobrado de guitarra junto com Weikath, que antecede um momento de ‘respiro’ antes do mais apoteótico refrão da canção.