I Want Out e o grito por liberdade do Helloween

Hino composto por Kai Hansen expõe angústias internas e sociais que explodem com guitarras melódicas

Por Bruno Marques

Já que é Halloween, esta seção musical traz, nesta edição, um dos maiores sucessos do Helloween. Os veteranos do Power Metal alemão têm a escrita do nome diferenciada, com E, para formar ‘hell’ de forma provocativa.
I Want Out é um dos maiores hinos não só do grupo, mas também do gênero metálico. Sua letra tornou-se um verdadeiro grito de liberdade, acompanhada por um poderoso riff marcante e melódico. Mas qual foi o contexto de sua criação?

Pondo pra fora as angústias

Em 1988, os germânicos estavam em um momento contrastante da carreira. O então quinteto tinha conquistado um ótimo público e tocava em grandes festivais junto com alguns dos maiores nomes do momento.
Keeper of the Seven Keys estava sendo um sucesso e o Helloween era visto como o precursor de um subgênero novo, o Metal Melódico/Power Metal. O álbum teve uma segunda parte, porém, Kai Hansen, guitarrista fundador e um dos principais compositores da banda se sentia no limite.
Kai escreveu a canção exprimindo sua intenção de sair da banda, juntamente com versos que demonstram a pressão que a sociedade exerce sobre nós e o ponto de estafa que o indivíduo chega desejando paz e liberdade.

Segundo single do Keepers II

Segundo single do Keepers II, I Want Out foi gravada entre maio e junho de 1988, no Horus Sound, em Hannover, pelo brilhante vocalista Michael Kiske, pela icônica dupla de guitarristas Kai Hansen e Michael Weikath, o incrível baixista Markus Grosskopf e o saudoso baterista Ingo Schwichtenberg.
A música saiu como single em 31 de outubro do mesmo ano e teve produção de Tommy Hansen.

Letra punk e Out in the Fields

A letra simples é influenciada pelo punk e a estrutura dos arranjos, inclusive o refrão, lembra muito Out in the Fields, de Gary Moore, lançada três anos antes.
A música ainda tem, após o solo libertário de Kai, um irresistível dobrado de guitarra junto com Weikath, que antecede um momento de ‘respiro’ antes do mais apoteótico refrão da canção.

Leia anterior

Semifinais da primeira divisão agitaram torcedores no Estádio do Bom Retiro

Leia a seguir

SEBRAE Valinhos lança curso para Capacitação em Contratação de Equipes de Sucesso