Profissionais estarão identificados com uniformes, crachás, QR Codes, bonés e dispositivos móveis
Na segunda-feira (1°), o IBGE inicia a coleta de informações do Censo 2022 em Vinhedo e, em todos os municípios do Brasil. Os agentes do órgão vão percorrer as casas para recolher informações sobre as famílias e produzir uma ampla base de dados sobre a população brasileira para que municípios, estados e união possam desenvolver políticas públicas. Todas as informações coletadas são sigilosas e criptografadas.
O IBGE criou um uniforme específico de identificação para todos os profissionais, que irão realizar as entrevistas de casa em casa. O uniforme inclui colete azul marinho, escrito IBGE atrás, com um bolso transparente na parte da frente com dados, foto do agente e um QR Code, que pode ser utilizado para confirmar a identidade do funcionário. Ele também estará com um boné do IBGE.
As informações coletadas serão registradas em um aparelho parecido com um celular, chamado de Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). Os profissionais irão visitar cerca de 75 milhões de domicílio do Brasil. O Censo apresenta dois tipos de questionário: o básico e o da amostra. O básico tem 26 perguntas sobre as características do domicílio e dos moradores, e será respondido pela maioria da população.
Uma parcela dos domicílios será selecionada para responder ao questionário da amostra, com 77 questões que buscam mais detalhes sobre o domicílio e a família, identificação étnico-racial, núcleo familiar, deficiência, fecundidade, religião, mortalidade, entre outras perguntas. Ao final da entrevista, o recenseador vai solicitar CPF e e-mail do morador, sem caráter obrigatório.

