Lucimara Godoy é prefeita de Valinhos, capitã da reserva da Polícia Militar e mãe do Ícaro e do Heitor
Estamos já na reta final deste mês, mas ainda há muito que podemos fazer no Agosto Dourado, data que celebra, homenageia e incentiva o aleitamento materno. Sempre há mais que podemos fazer.
Gosto de dizer que incentivo de verdade a gente dá é com ações concretas. Criando condições para que as pessoas consigam agir da melhor maneira possível.
Por isso tenho orgulho em anunciar o programa “Amor que Alimenta” da nossa Secretaria de Educação. Agora, em todas as creches municipais, há um lugar apropriado para receber mães que podem e desejam amamentar seus filhos. Pode ser no momento da chegada para facilitar a despedida; na saída, antes do trajeto para casa para o pequeno já ir pegando no sono no caminho… Ou até um tempinho no horário de almoço.
Nós, mães, sabemos como faz diferença.
O leite materno, segundo a OMS, deve ser o alimento exclusivo até os seis meses de vida, sendo ideal a continuação até os 2 anos. Mas é preciso criar condições para isso.
Hoje, podemos dizer para a mãe que pode e deseja continuar amamentando: você é acolhida em Valinhos.
Além disso, as mães também podem enviar seu próprio leite congelado. Nossas creches têm lactário para armazenar e servir esse leite de maneira apropriada. Isso também é aleitamento materno.
Quero dizer para nossas mães que esse cuidado com a saúde das nossas crianças não termina no aleitamento. Depois do desmame, podem contar com a Prefeitura para assumir integralmente essa responsabilidade com uma merenda que pode até ter igual, mas melhor não tem.
A merenda servida hoje em nossa rede municipal é de fazer inveja a qualquer lugar no mundo. Comida fresca, de verdade, variada. Carne, legumes, verduras, frutas. Além disso, o número de refeições também aumentou.
Obrigada a todas as mães por seu esforço de sempre fazer o melhor por nossos pequenos valinhenses; obrigada a todos os profissionais da secretaria de educação por seu trabalho primoroso. E contem sempre comigo para agir e entregar realizações de verdade.