“Informação gera empatia, empatia gera respeito!”

O título acima é o tema da campanha nacional de 2025 sobre neurodiversidade, reforçando que o conhecimento é o caminho para derrubar preconceitos e promover respeito e inclusão para pessoas autistas.

E você, leitor, o que sabe sobre o transtorno do espectro autista? Você tem ou conhece alguém que tenha? Ainda que você não conheça neurodivergentes em seu meio social, esta demanda é cada vez mais presente.

Pela Lei nº 13.652/2018, foi instituído que em 2 de abril é celebrado o “Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo”. Neste mesmo dia foi realizada uma palestra a respeito do tema na Câmara Municipal, onde praticamente semanalmente o assunto é discutido.

A campanha de 2025, sob o tema “Promovendo a Neurodiversidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, destaca a intersecção entre a neurodiversidade e os esforços globais de sustentabilidade, mostrando como políticas e práticas inclusivas podem impulsionar mudanças positivas para indivíduos autistas em todo o mundo e contribuir para a realização dos ODS.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal. Comumente, aparece na infância e tende a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, se manifesta nos primeiros 5 anos de vida.

Pessoas afetadas pelo TEA frequentemente têm condições comórbidas, como epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O nível intelectual varia muito de um caso para outro, variando de deterioração profunda a casos com altas habilidades cognitivas.

E para reforçar sua responsabilidade social e dever profissional sobre o assunto, o Jornal Terceira Visão traz, nesta edição, matérias com o objetivo de oferecer informação, conhecimento e, assim, gerar empatia para a inclusão e acolhimento social.

Leia anterior

Orquestra Sinfônica da Unicamp apresenta concerto com Cibelle Donza na Temporada “Maestras”

Leia a seguir

Social do Lukas de A a Z