Interessados em concorrer às bolsas no Programa Universidade para Todos (ProUni) do MEC, para o segundo semestre de 2024, têm até às 23h59 desta sexta-feira, 26, para fazer a inscrição.
As inscrições para o ProUni são gratuitas e devem ser feitas por meio do portal Acesso Único, no link
Portal Único de Acesso ao Ensino Superior , utilizando o login
GOV.BR com CPF e senha.
O programa oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50% de desconto) em instituições de ensino particulares. Quase 244 mil bolsas serão ofertadas neste segundo semestre.
Para participar do processo seletivo, o candidato deve atender critérios acadêmicos e sociais, como: ter participado da edição de 2022 ou 2023 do Enem; ter média igual ou superior a 450 pontos nas cinco competências avaliadas no Enem e não ter zerado a redação; não ter realizado o Enem como treineiro; e ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública.
Para candidatos que estudaram em instituições privadas, é necessário ter cursado parte ou todo o ensino médio com bolsa integral; ter estudado parte do ensino médio na rede pública e parte em instituição privada com bolsa parcial ou sem bolsa de estudos; ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
Em relação a renda, para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve ter renda familiar bruta mensal per capita que não exceda o valor de um salário mínimo e meio (R$ 2.118 por pessoa). Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal per capita não pode exceder o valor de três salários mínimos (R$ 4.236 por pessoa).
Também podem concorrer as bolsas do ProUni, pessoas com deficiência, na forma prevista na legislação; e professores da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.
(Foto: Reprodução/Governo Federal)