Ipem-SP realiza verificação de radares em Valinhos nesta terça-feira, dia 8

Objetivo da ação é garantir que a medição feita pelos equipamentos esteja precisa e em conformidade com a velocidade permitida na legislação

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo Estadual, realiza nesta terça-feira, 8, uma verificação metrológica nos radares instalados em importantes vias de Valinhos. Objetivo da ação é verificar se a leitura dos radares está em conformidade com a velocidade permitida na via pública, bem como se a velocidade que o radar marca dos veículos está correta e de acordo com a legislação.

Locais das verificações em Valinhos

Os radares que passam pela inspeção técnica estão localizados nos seguintes pontos:

– Avenida Paulista, próximo à Praça Ricardo Miori, sentido centro;

– Estrada do Jequitibá, sentido centro;

– Estrada Municipal do Roncáglia, próximo ao nº 1.090, sentido centro.

Importância da verificação metrológica dos radares

A fiscalização, realizada diariamente em todo o Estado de São Paulo pelo Ipem-SP, é obrigatória conforme determina a Portaria Inmetro 158/2022. Esta regulamentação exige a verificação anual ou sempre que houver algum reparo no equipamento.

O radar aprovado pela fiscalização recebe um certificado de validade por um ano. Já no caso de reprovação, a empresa fabricante é imediatamente notificada para corrigir a falha detectada. Equipamentos devidamente verificados são essenciais para garantir a legitimidade das multas aplicadas aos veículos por excesso de velocidade.

Como funciona o radar?

O radar (radio detection and ranging) é um aparelho que utiliza ondas eletromagnéticas para localizar e medir a velocidade de objetos à distância. No entanto, nem todos os equipamentos denominados popularmente como “radares” utilizam essa tecnologia especificamente:

– Medidor por radar propriamente dito: utiliza ondas contínuas na faixa de micro-ondas e determina a velocidade pelo efeito Doppler.

– Medidor óptico (laser): utiliza um feixe de luz para medir a velocidade pela energia refletida pelo veículo.

– Medidor de sensores de superfície: realiza a medição com base no tempo que o veículo leva para percorrer a distância entre dois sensores instalados na via.

Transparência e confiança na fiscalização

A verificação metrológica executada pelo Ipem-SP é crucial para manter a relação de confiança entre o cidadão e o poder público, garantindo que os equipamentos estejam em pleno funcionamento, proporcionando segurança e justiça nas autuações por infrações de trânsito.

Em 2024, o Ipem-SP verificou um total de 5.028 radares distribuídos pelos 645 municípios paulistas.

Para verificar se um radar está dentro do prazo de validade, acesse o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE).

Leia anterior

Pinturas rupestres revelam vestígios inéditos de povos originários na Serra da Mantiqueira

Leia a seguir

Papa Francisco apresenta melhora, mas segue em recuperação com uso de oxigênio