Carnês do IPTU 2026 começam a ser enviados em 20 de dezembro em Valinhos

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2026 em Valinhos não terá aumento real. A Prefeitura confirmou que o tributo contará apenas com a reposição inflacionária de 4,49%, correspondente ao INPC-IBGE acumulado entre novembro de 2024 e outubro de 2025, válida para imóveis residenciais e comerciais. A Secretaria da Fazenda iniciará o envio de mais de 55 mil carnês pelos Correios a partir de 20 de dezembro.
A primeira parcela — ou a cota única — vence em 26 de janeiro de 2026. Quem optar pelo pagamento em cota única garante 3% de desconto. Contribuintes enquadrados na lei do Bom Pagador também recebem outros 3% de abatimento, já aplicado no carnê, desde que estivessem com o IPTU em dia até 24 de novembro de 2025. Os descontos não incidem sobre as taxas de coleta de lixo e limpeza pública.
A partir de 1º de janeiro, as guias estarão disponíveis no portal da Secretaria da Fazenda. Pagamentos via cartão de crédito ou pix pelo portal terão baixa imediata, permitindo a emissão instantânea da certidão negativa de débitos.
A pasta também publicou as tabelas atualizadas de valores de terreno e construção que servirão de base para o cálculo do valor venal dos imóveis em 2026. Já a Unidade Fiscal do Município de Valinhos (UFMV) foi reajustada para R$ 251,13, também com a reposição de 4,49%, e passa a valer em 1º de janeiro.
Os decretos referentes ao IPTU, às novas tabelas e à atualização da UFMV foram publicados nos atos oficiais do município em 9 de dezembro de 2025. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp (19) 2018-7110 ou presencialmente na Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalterceiravisao/

Leia anterior

Capela ganha novas redes de água com tecnologia que evita quebra de ruas

Leia a seguir

Ônibus fretado pega fogo e provoca congestionamento na Rodovia dos Bandeirantes em Campinas