Quarta rodada de negociações visa destravar impasse sobre o programa nuclear iraniano após adiamento por motivos logísticos


Ilustração com modelo em miniatura de Donald Trump e bandeiras dos EUA e Irã 15/1/2025 REUTERS/Dado Ruvic • Reprodução/Reuters
O Irã e os Estados Unidos retomarão neste domingo (11) a quarta rodada de negociações sobre o programa nuclear iraniano. As conversas, mediadas por Omã, ocorrerão em território omanense, após o adiamento da reunião anteriormente marcada para o início de maio, que aconteceria em Roma. Segundo o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, os diálogos seguem avançando, embora envolvam pontos críticos que exigem mais tempo de análise pelas delegações.
O impasse nuclear ganhou força desde 2018, quando os EUA se retiraram do acordo firmado em 2015, alegando falhas no controle do desenvolvimento nuclear iraniano. Em resposta, o Irã intensificou seu programa, mantendo que seus objetivos são exclusivamente civis. Já países ocidentais temem que o programa tenha fins militares, o que elevou a tensão regional. Na época, o então presidente dos EUA, Donald Trump, chegou a ameaçar ataques ao Irã caso não fosse firmado um novo acordo.
Araqchi também afirmou que sua visita recente ao Catar e à Arábia Saudita, em 10 de maio, teve como objetivo manter o diálogo com os países vizinhos e esclarecer as preocupações regionais relacionadas ao tema. A retomada das negociações reforça o esforço diplomático para evitar uma escalada militar no Oriente Médio e garantir uma solução pacífica para o programa nuclear iraniano.