Por Gabriel Previtale
Na E.M.E.B. Antonio Perseghetti, sob a orientação da professora Alessandra Márcia Texeira Degelo, os alunos participaram de um projeto educativo que introduziu o uso do jornal impresso em sala de aula, o semanário escolhido foi o nosso Jornal Terceira Visão. O objetivo era proporcionar aos estudantes a oportunidade de manusear, explorar e conhecer as diferentes formas de apresentação de notícias, algo essencial para o desenvolvimento de habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no currículo municipal de Valinhos.
Diante da dificuldade de acesso a jornais impressos, a professora Alessandra teve a ideia de solicitar exemplares do Jornal Terceira Visão, veículo local, para que os alunos pudessem estudar sua estrutura, incluindo manchetes, leads, títulos de notícias, cadernos e legendas de imagens. A doação de 21 exemplares foi essencial para o sucesso da atividade.
Com os jornais em mãos, os alunos mergulharam no universo da comunicação escrita, analisando a forma como as notícias são organizadas e produzindo seus próprios textos baseados em acontecimentos da escola. Entre os temas escolhidos, os estudantes escreveram sobre a certificação da escola como ponto de coleta do projeto socioambiental “Tampinhas que Curam” (que será publicada) e o plantio de um pau-brasil, além de outras quatro árvores, no dia 26 de setembro.
O envolvimento dos alunos foi profundo e gratificante, pois tiveram a oportunidade de relatar eventos que vivenciaram, o que gerou maior interesse e motivação para a tarefa. “Escrever sobre situações do dia a dia foi fundamental para garantir o engajamento deles”, destacou a professora Alessandra.
A equipe gestora da escola, formada pela diretora Edna e pela coordenadora Patrícia, teve papel fundamental no desenvolvimento do projeto. Elas foram as responsáveis pela inclusão da escola no projeto “Tampinhas que Curam” e pela solicitação das mudas de árvores junto à prefeitura, criando oportunidades que enriqueceram o aprendizado dos alunos.