Dentro do programa: Jovens em treinamento para o mundo do trabalho do Círculo de Amigos do Patrulheiro de Valinhos, na última semana, foi realizada uma atividade que envolveu 30 jovens, a cargo do instrutor de tecnologia Gianfrank Miranda.
A atividade abordou o tema da metodologia ágil para gestão de projetos, referenciando o Kanban como introdução, que é um método de gestão de projetos criado no Japão, na década de 1940. Seu objetivo é aumentar a eficiência dos processos produtivos, reduzindo o desperdício de tempo e materiais através da organização do fluxo de trabalho.
Aline Prado, uma das coordenadoras do Círculo de Amigos do Patrulheiro explica que esse conhecimento se enquadra como um requisito (skill), que são habilidades não técnicas para a composição de equipes de designers e desenvolvedores de produtos digitais.
Para mesclar teoria e prática, os jovens foram divididos em dois grupos, cada um com um projeto de produto ou serviço a ser desenvolvido e durante a atividade utilizaram o trello.com, uma ferramenta de produtividade, para auxiliá-los em todo processo de desenvolvimento de seus projetos.
O instrutor de tecnologia Grianfrank Miranda, distribuiu as tarefas aos grupos, utilizando o ambiente de criação e gestão de projetos dentro do Círculo de Amigos do Patrulheiro, onde os jovens fizeram o planejamento da ação, distribuição de tarefas e ao mesmo tempo, puderam compreender toda complexibilidade para se obter êxito em um projeto.
Essa atividade do Patrulheiro, tem um grande objetivo que é a preparação do jovem para o Mercado de Trabalho, desenvolvendo habilidades com uso da tecnologia. “Estamos iniciando 2023 e todos esses jovens que estão no Círculo do Patrulheiro de Valinhos precisam estar preparados, sabendo lidar com a tecnologia, relações interpessoais, trabalho em equipe, para quando surgir a vaga, eles possam ser encaminhados e já produzir resultados”, destaca Aline Prado.