Valinhos reforça combate às hepatites com testagem gratuita durante o Julho Amarelo

Durante todo o mês de julho, Valinhos participa da campanha nacional Julho Amarelo, promovida pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos e a prevenção das hepatites virais. A ação inclui testagens gratuitas para hepatites B e C, além de exames para HIV e sífilis, disponíveis em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) e no Centro Especializado em Doenças Infectocontagiosas (CEDIC) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Campanha nacional promove testagens rápidas e ações de conscientização ao longo do mês

As hepatites virais são infecções que afetam o fígado e podem se manifestar de forma silenciosa, sem sintomas. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental. A Secretaria de Saúde de Valinhos reforça a importância dos exames regulares para garantir tratamento adequado e aumentar as chances de cura, especialmente nos casos de hepatite C.

A transmissão das hepatites B e C ocorre principalmente por contato com sangue contaminado, especialmente no uso compartilhado de agulhas, seringas, instrumentos de manicure ou tatuagem sem esterilização, além do uso de objetos cortantes e drogas injetáveis. A hepatite B também pode ser transmitida via sexual ou da mãe para o bebê durante a gravidez e o parto.

Os testes rápidos para hepatites B e C, HIV e sífilis estão disponíveis de segunda a sexta-feira nas UBSs e no CEDIC/CTA. No caso do CEDIC/CTA, localizado na Avenida Brasil, nº 144 – Vila Santana, os atendimentos ocorrem das 9h às 11h e das 13h às 15h.

Onde fazer os testes

Além disso, ações especiais ocorrerão no fim do mês, com horários ampliados:

  • Sábado, 26 de julho – das 8h às 16h
  • Segunda, 28 de julho – das 9h às 18h

Prevenção é a melhor estratégia

A secretária de Saúde de Valinhos, Luciana Pignatta, destacou que a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é essencial para proteger a saúde pública. As campanhas de testagem e conscientização visam reduzir o número de casos e garantir qualidade de vida para a população.

Mais informações sobre locais de testagem podem ser conferidas no site da Secretaria de Saúde de Valinhos.

Leia anterior

Jovem de Valinhos lança projeto “421” com foco em cultura, política e representatividade periférica

Leia a seguir

Prefeitura de Vinhedo assume Santa Casa após divergências com antiga gestão