News

Junho Violeta: Mês de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa

Iniciativa visa promover ações educativas, palestras e campanhas de informação que alertem para a importância de proteger e respeitar as pessoas idosas

Durante todo o mês de junho, a sociedade se mobiliza em alusão ao Junho Violeta, uma campanha dedicada a conscientizar sobre a violência contra a pessoa idosa. Este movimento ganha destaque no dia 15 de junho, data em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, o dia tem como objetivo sensibilizar a sociedade para o enfrentamento e a prevenção de abusos e maus-tratos cometidos contra os idosos.

A iniciativa do Junho Violeta visa promover ações educativas, palestras e campanhas de informação que alertem para a importância de proteger e respeitar os direitos das pessoas idosas. A ONU ressalta que a violência contra essa população pode ser física, psicológica, financeira ou negligente, e que é dever de todos contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e segura para os idosos.

A campanha também incentiva a denúncia de casos de abuso e o fortalecimento das redes de apoio e proteção aos mais velhos

Ao longo de junho, diversas entidades e organizações se unem para promover debates e atividades que visam combater a violência e promover o bem-estar e a dignidade dos idosos. A campanha também incentiva a denúncia de casos de abuso e o fortalecimento das redes de apoio e proteção aos mais velhos.

O Junho Violeta reforça a necessidade de uma atitude coletiva de respeito, cuidado e valorização dos idosos, lembrando que a proteção dos direitos dessa população é uma responsabilidade compartilhada por toda a sociedade.

Em Valinhos, o Centro de Convivência do Idoso, vinculado à Secretaria de Assistência Social, promoveu nesta terça-feira (18) palestra como mais uma ação da Campanha Junho Violeta. Desta vez, a iniciativa contou com a presença do secretário de Tecnologia e Qualidade da Prefeitura de Valinhos, Fábio Medeiros. O evento enfatizou a importância da segurança digital, visando ao combate da violência tecnológica contra a Terceira Idade.

Leia anterior

Barão de Mauá, o empreendedor que desafiou Dom Pedro II

Leia a seguir

Festa Junina em Campinas terá Show Gratuito dos Barões da Pisadinha