Mais de 1000 pessoas serão treinadas para atuar nas eleições em Valinhos
A Justiça Eleitoral de São Paulo iniciou, na última semana, a convocação de mesários que atuarão nas Eleições Municipais de 2024. Os integrantes da mesa receptora de votos devem confirmar sua participação no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), onde também é possível consultar se foram convocados.
Em Valinhos, mais de 1000 pessoas serão convocadas para atuar em 275 sessões eleitorais distribuídas por 33 locais de votação. Os convocados passarão por treinamento da Justiça Eleitoral para conhecer os procedimentos de funcionamento da sessão eleitoral e como se portar em relação aos eleitores no dia 6 de outubro.
Até o momento, cerca de 270 mil pessoas foram chamadas no estado, com quase 175 mil já confirmando participação. A expectativa do TRE-SP é convocar mais de 420 mil mesários até 7 de agosto. A convocação é realizada principalmente por meios eletrônicos, como WhatsApp e e-mail, e, em alguns casos, por carta via Correios. Os convocados devem confirmar sua participação inserindo o código enviado na mensagem do TRE-SP na página dos mesários ou presencialmente nos cartórios.
Na área dos mesários na internet, é possível atualizar informações de contato, acessar a carta de convocação, o manual do mesário, obter informações sobre o treinamento e o local de trabalho, além de acessar a declaração de folgas ao final das eleições.
Os convocados serão nomeados pelo juiz eleitoral 60 dias antes do pleito, conforme o artigo 120 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65). A capacitação pode ser presencial, à distância ou híbrida, conforme definido pelos cartórios eleitorais.
A atividade de mesário não pode ser exercida por candidatos, seus cônjuges e parentes até o segundo grau, membros de diretórios de partidos políticos com função executiva, entre outros. Cada mesa receptora de votos é composta por quatro pessoas, uma delas sendo o presidente, responsável por iniciar e encerrar a votação, manter a ordem, comunicar ocorrências e entregar materiais ao cartório. Os demais integrantes identificam os eleitores, organizam a fila, colhem assinaturas e entregam comprovantes de voto.
Quem atua como mesário ganha dois dias de folga para cada dia trabalhado e dois por dia de treinamento, além de um auxílio-alimentação de R$ 60 no dia da votação e certificado de serviços prestados. Mesários podem ter preferência em desempates em concursos públicos e usar as horas trabalhadas como atividades complementares em cursos de graduação.